A acessibilidade e a inclusão digital constituem hoje pilares fundamentais de uma comunicação digital responsável, eficaz e alinhada com os princípios da equidade e dos direitos humanos. O curso Acessibilidade e Inclusão Digital visa dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam compreender o enquadramento legal e normativo aplicável, bem como implementar boas práticas na criação e gestão de conteúdos digitais acessíveis. Este curso pretende, assim, contribuir para a consolidação de práticas institucionais mais inclusivas, sustentáveis e em conformidade com as orientações nacionais e europeias.

Objetivos:

  • Compreender os princípios e regulamentos que orientam a acessibilidade e a inclusão digital em Portugal e na Europa.
  • Identificar as vantagens e desafios da comunicação digital acessível e inclusiva.
  • Aplicar boas práticas de acessibilidade em ficheiros do Microsoft 365 (Word, PowerPoint e Excel) e exportá-los como PDFs acessíveis.
  • Implementar boas práticas de acessibilidade em conteúdos audiovisuais (áudio e vídeo) na plataforma Panopto.
  • Saber onde encontrar recursos e materiais de apoio para aprendizagem contínua.

Destinatários e Pré-Requisitos:

O curso destina-se a membros da comunidade académica da U.PORTO que participem na criação, edição ou gestão de conteúdos digitais nas plataformas Moodle e/ou Academia UP, interessados em promover e reforçar práticas de acessibilidade e inclusão.

Não são necessários conhecimentos prévios em acessibilidade e inclusão digital. Recomenda-se, no entanto, familiaridade com ferramentas digitais Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint), ficheiros PDF e Panopto, assim como conhecimentos de Inglês, embora alguns conteúdos audiovisuais permitam a ativação de legendas. Conhecimentos de HTML constituem uma mais-valia, mas não são obrigatórios.

Programa:

  1. Introdução à legislação nacional e europeia, bem como tecnologias de apoio e indicadores de direitos humanos em Portugal.
  2. Princípios transversais de acessibilidade e inclusão digital: contraste, tipografia, texto alternativo, linguagem simples e leitores de ecrã.
  3. Microsoft Word: boas práticas de verificação de títulos, ligações, tabelas, imagens e preparação para exportação em PDF acessível.
  4. Microsoft Excel: boas práticas de criação de gráficos e tabelas acessíveis, incluindo tabelas em HTML.
  5. Microsoft PowerPoint: boas práticas de criação de apresentações com estilos, cores e imagens acessíveis, incluindo para daltonismo/dislexia.
  6. Formato PDF: boas práticas de verificação, testes e correções de acessibilidade no Adobe Acrobat.
  7. Acessibilidade em conteúdos audiovisuais: boas práticas de transcrições de texto e descrições de áudio em vídeos, incluindo Panopto.
  8. Diretrizes de acessibilidade recomendadas pelo Publications Office of the European Union, World Wide Web Consortium (W3C) e checklists do Selo de Usabilidade e Acessibilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) ou Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE).
  9. Aferição da compreensão do conteúdo em 10 questões de avaliação de conhecimentos.
  10. Recursos Adicionais: ferramentas e materiais para aprofundar as boas práticas de acessibilidade.

Duração e Regime:

  • O curso tem a duração estimada de 10 horas em modo assíncrono. Estará disponível durante um trimestre, no Academia UP, para ser realizado ao ritmo do formando, de forma assíncrona.

Metodologias de Ensino:

  • O curso combina abordagens expositiva e ativa, com objetos de aprendizagem como checklists, apresentações, infografias e vídeos explicativos em Inglês de entidades de referência, nomeadamente a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) ou Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), MicrosoftPublications Office of the European Union, W3C, promovendo a compreensão e a aplicação de boas práticas de acessibilidade.
Nº Edição: 1