Learning activities / Atividades de aprendizagem / Actividades de aprendizaje

EN - Learning activities 

The 3 thematic units of the module focus on (i) what is meant by learning outcomes? (ii) why are learning outcomes relevant for higher education reforms?, and (iii) how to develop a ‘learning outcomes’ approach?

The units follow the structure of Question > slides > question(s). The introductory question of each unit leads the power-point presentation and intends to prompt a reflexive approach on selected topics.

Unit 1 - What is meant by learning outcomes? Discusses and proposes a definition of learning outcomes, while outlining its purposes and challenges.

Unit 2 - Why are learning outcomes relevant for higher education reforms? Identifies hot topics, related concepts and policy issues associated to higher education reforms and learning outcomes.

In this unit further information about The Flemish Qualifications Structure is presented and information about the Portuguese Qualifications Structure is also available. Information about learning outcomes and course information package is also available.

Unit 3 - How to develop a ‘learning outcomes’ approach? Debates the pedagogical dimension, considers the risks and grasp opportunities of a ‘learning outcomes’ approach, while experimenting how to write and to assess them. 

In this unit there is one example using CORE methodology  and practical recommendations with respect to learning outcomes .


PT - tividades de aprendizagem

As 3 unidades temáticas do módulo focam-se no seguinte: (i) O que se entende por resultados de aprendizagem?; (ii) Por que razão os resultados de aprendizagem são relevantes para as reformas do ensino superior?; e (iii) Como desenvolver uma abordagem de “resultados de aprendizagem”?

As unidades seguem a estrutura: pergunta > slides > pergunta(s). A questão introdutória de cada unidade lidera a apresentação PowerPoint e pretende iniciar uma abordagem reflexiva sobre temas selecionados.

Unidade 1 - O que se entende por resultados de aprendizagem? Debate e propõe uma definição dos resultados de aprendizagem, ao mesmo tempo que descreve os seus propósitos e desafios.

Unidade 2 - Por que razão os resultados de aprendizagem são relevantes para as reformas do ensino superior? Identifica temas atuais, conceitos relacionados e questões políticas associadas às reformas do ensino superior e aos resultados de aprendizagem.

Nesta unidade, são apresentadas mais informações sobre a Estrutura Flamenga de Qualificações e também sobre a Estrutura Portuguesa de Qualificações. Também estão disponíveis informações sobre resultados de aprendizagem e pacote de informações do curso.

Unidade 3 - Como desenvolver uma abordagem de “resultados de aprendizagem”? Debate a dimensão pedagógica, considera os riscos e as oportunidades de uma abordagem de "resultados de aprendizagem", ao mesmo tempo que experimenta como redigi-los e avaliá-los.

Nesta unidade há um exemplo que recorre à metodologia CORE e recomendações práticas no que diz respeito aos resultados de aprendizagem.


ES - tividades de aprendizaje

Las 3 unidades temáticas del módulo se centran en: (i) ¿Qué se entiende por resultados de aprendizaje?; (ii) ¿Por qué son relevantes los resultados de aprendizaje para las reformas de la educación superior?; y iii) ¿Cómo desarrollar un enfoque de “resultados de aprendizaje”?

Las unidades siguen la estructura: pregunta > diapositivas > pregunta/s. La pregunta introductoria de cada unidad lidera la presentación Power Point y pretende impulsar un enfoque reflexivo sobre temas seleccionados.

Unidad 1 - ¿Qué se entiende por resultados de aprendizaje? Analiza y propone una definición de resultados del aprendizaje, al tiempo que describe sus propósitos y desafíos.

Unidad 2 - ¿Por qué son relevantes los resultados de aprendizaje para las reformas de la educación superior? Identifica temas actuales, conceptos relacionados y cuestiones de política relacionadas con las reformas de la educación superior y los resultados de aprendizaje.

En esta unidad se presenta más información sobre la Estructura flamenca de cualificaciones y también sobre la Estructura portuguesa de cualificaciones. También está disponible información sobre los resultados de aprendizaje y el paquete informativo del curso.

Unidad 3 - ¿Cómo desarrollar un enfoque de “resultados de aprendizaje”? Analiza la dimensión pedagógica, considera los riesgos y aprovecha las oportunidades de un enfoque de “resultados de aprendizaje”, mientras experimenta cómo redactarlos y evaluarlos.

En esta unidad hay un ejemplo que utiliza la metodología CORE y recomendaciones prácticas relativamente a los resultados de aprendizaje.


Last modified: Wednesday, 10 March 2021, 12:11 PM