Language | PT |
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Type | Open |
Study method | e-learning |
Tutoring | Yes |
Duration | 12 |
Study hours | 5 |
Certificate | No |
Learning Outcomes | O aluno deve conhecer as estruturas, mecanismos e características dos processos segmentais de fala. O aluno deve ser capaz de efetuar transcrição fonética. O aluno deve conhecer as propriedades supra-segmentais de palavras e frases. O aluno deve compreender e identificar os princípios básicos da acústica da produção de fala e da perceção de fala. |
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Competencies | Esta Unidade Curricular procura desenvolver conhecimentos sobre as estruturas, mecanismos e características dos processos segmentais de fala. Desta forma aborda conteúdos relacionados com a transcrição fonética, princípios básicos da articulação e acústica da produção de sons da fala, que irão facilitar o raciocínio crítico. São desenvolvidas várias atividades práticas, que organizam o conhecimento já existente e desenvolvem novas competências para analisar a produção e perceção fala. |
Programme | Produção e perceção de fala: • Formas de onda; • Pontos de gestos articulatórios; • Sons orais e sons nasais; • Modos de articulação; • Articulação de sons vocálicos. Transcrição fonética: • Alfabeto fonético internacional; • Tabela de consoantes e espaço das vogais. Consoantes oclusivas, fricativas, africadas, nasais, laterais e vibrantes: • Fonologia; • Fenómenos fonéticos. Vogais e ditongos. Prosódia. Mecanismos de fluxo de ar e fonação: • Mecanismos de fluxo de ar não pulmonar. • Turbulência no fluxo de ar. Articulação de consoantes: oclusivas, fricativas, laterais e vibrantes. Fonética acústica: • Análise acústica de vogais. • Ressonância e formante. • Espectrogramas. • Análise acústica de consoantes: oclusivas, nasais, fricativas, laterais e vibrantes. • Correlatos acústicos de traços articulatórios. |
Assessment method | Avaliação discreta. Componente TP: Exame TP ou prova de recorrência – 50% Componente prática: Exames práticos – 50% A avaliação da componente prática será constituída por dois exames práticos individuais. Classificação final = 50 % componente TP + 50% componente prática. As aulas envolvem a resolução de exercícios, que preconizam a necessidade de estudo aprofundado de novos conceitos. Adicionalmente, os alunos recebem orientações específicas para a leitura e análise crítica de temáticas que ajudam a fundamentar as aulas. |