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Mindfulness para Professores (5ª edição)

Fechado

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Categoria : Letras

Resumo

A formação introduzirá os conceitos e práticas de ensinar com mindfulness e ensinar mindfulness, e propõe-se demonstrar como uma presença mais atenta e consciente constitui, em si mesma, uma intervenção que acarretará impactos positivos na escola, em geral, e na sala de aula, em particular. Ao usar métodos que cultivam atenção, consciência, reflexão e trabalho colaborativo, o professor mais facilmente poderá promover o desenvolvimento dos alunos no plano académico, mas também ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social. 

É imperativo dotar os professores e formadores de ferramentas, estratégias e competências que visem potenciar a qualidade do ensino. Para isso, importa intervir em áreas que a investigação demonstrou estarem relacionadas com a qualidade do ensino e das aprendizagens, nomeadamente o aumento da concentração, da autorregulação emocional, da resiliência e da melhoria de bem-estar geral, assim como da qualidade das relações interpessoais e da comunicação.  

No final da formação os formandos estarão aptos a desenvolver uma prática regular de mindfulness a nível formal e a aplicar o mindfulness em atividades específicas das suas vidas, com especial relevância para aquelas que estão relacionadas com o ensino em contexto de sala de aula/formação. Os formandos deverão ser capazes de, progressivamente, deixar de reagir a situações ansiogénicas com respostas comportamentais e emocionais disfuncionais, e de responder de forma mais adaptativa pela criação de distância face aos estímulos provocadores de ansiedade e de stresse.


Data

De 08-02-2020 Até 21-03-2020

Informação geral

Idioma PT
TipoUnidade de formação contínua
Regimeb-learning
TutoriaSim
Duração7 semanas
Horas de estudo40,5h (14h - presencial - sáb. 11h - 13h + 26,5h - estudo e prática individual - 40 m' diários)
DestinatáriosProfessores e formadores com grau académico de nível superior;
Licenciados em geral que não se inserem nos critérios anteriores.
Certificado1,5 ECTS
RequisitosProfessores profissionalizados;
Formadores com grau académico de nível superior;
Licenciados/as interessados na temática. Domínio básico da língua inglesa.

Descrição detalhada

ObjetivosO curso fornecerá ferramentas e estratégias para que o formando possa estabelecer uma prática pessoal de mindfulness formal e informal.
A formação introduzirá os conceitos e práticas de ensinar com mindfulness e ensinar mindfulness, e propõe-se demonstrar como uma presença mais atenta e consciente constitui, em si mesma, uma intervenção que acarretará impactos positivos na escola, em geral, e na sala de aula, em particular. Ao usar métodos que cultivam atenção, consciência, reflexão e trabalho colaborativo, o professor mais facilmente poderá promover o desenvolvimento dos alunos no plano académico, mas também ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social.
O curso pretende também ser uma inspiração para potenciar a motivação dos professores/formadores e desenvolver um sentimento de partilha colaborativa, dimensão essencial nos atuais contextos de educação e de formação.
CompetênciasNo final do curso o/a formando/ deve ser capaz de:
• Desenvolver a capacidade de concentração usando suportes como as sensações, as palavras-âncora, os sons ou imagens.
• Aprender a utilizar estratégias que visem diminuir a ansiedade em situações desafiadoras no contexto da sala de aula.
• Usar práticas para reforçar estados mentais positivos que potenciem a qualidade do ensino e das aprendizagens.
• Aprender a identificar padrões reativos disfuncionais, ao nível do comportamento e das emoções, possibilitando a emergência de respostas mais adaptativas.
• Desenvolver uma atitude empática face aos outros, facilitadora da colaboração interpessoal no espaço escolar, em particular no contexto da sala de aula.

A aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e de aptidões previstas para esta formação implica que os formandos articulem a formação em sala com a prática de mindfulness em contexto extra-formação. De igual forma, pretende-se que os formandos desenvolvam a sua capacidade de estudo autónomo, a partir da leitura de textos e da visualização de vídeos que lhes serão disponibilizados, assim como a reflexão sobre esta dupla experiência de prática de meditação e de estudo sobre a mesma.
Programa1. Mindfulness e Educação

1. 1. O que é o mindfulness? (definição, origens e história);
1. 2. A ciência do mindfulness;
1. 3. Qual a relevância na escola dos dias de hoje?
1. 4. Introdução à Prática da Meditação.

2. Mindfulness intrapessoal e interpessoal

2. 1. As qualidades do professor mindful;
2. 2. Prática de Meditação: cultivar a presença.

3. Mindfulness dos pensamentos

3. 1. Estabelecer uma nova relação com os pensamentos;
3. 3. Prática de Meditação: o observador.

4. Explorar as emoções

4. 1. Emoções e neurociências;
4. 2. Regulação emocional em crianças e adolescentes;
4. 3. Prática de Meditação: espaço para respirar.

5. Cuidar de si para cuidar dos outros

5. 1. Equilíbrio no dia-a-dia;
5. 2. Prática: cultivar emoções positivas.

6. Mindfulness na comunicação

6. 1. Os três componentes de uma comunicação consciente;
6. 2. Prática: escuta atenta.

7. Mindfulness na sala de aula

7. 1. Ingredientes para uma sala mindful;
7. 2. Prática: o círculo de escuta.
AvaliaçãoOs formandos deverão construir um portefólio reflexivo sobre a sua prática e sobre o material de estudo que lhes será disponibilizado.
A classificação final será atribuída tendo em conta a qualidade do portefólio produzido e será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Equipa

Margarida Cardoso Margarida Cardoso
 

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas,  Margarida Cardoso trabalhou profissionalmente em lexicografia. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem ainda formação em Mindfulness na Comunicação e Mindfulness e Emoções Difíceis.

Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos
 

Paulo Jorge Santos é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui formação em psicologia.

Inscrições & Candidaturas Fechado

Instruções de inscrição
Propina:

Público em geral (inclui seguro escolar) - 102€

Comunidade U.Porto:

Estudantes - 70€

Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 72€

(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15€)



Toda a informação sobre PROPINAS pode ser consultada aqui:

https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14601

Mais informações

ContactosUnidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 2ª a 5ª, entre as 10h00 e as 16h00.
Faculdades

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