Idioma | EN |
---|---|
Tipo | Unidade de formação contínua |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Duração | 5 semanas |
Horas de estudo | 54h |
Destinatários | Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (110 - Português e 120 - Inglês); Futuros Professores do ciclo previamente mencionado; Coordenadores Pedagógicos. |
Certificado | Registo de Acreditação do CCPFC: ACC-113350/21 - a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 120 (2 ECTS – Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos) |
Objetivos | 1. Desenvolver uma compreensão dos princípios e da prática da Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Linguagem (CLIL); 2. Permitir aos participantes desenvolver um conhecimento de como implementar a CLIL nas aulas do 1º ciclo do ensino básico e nas aulas de língua inglesa; 3. Preparar os participantes para produzir as suas próprias unidades de trabalho (aulas CLIL, materiais e formas de avaliação); 4. Permitir que os participantes adquiram uma melhor consciência do seu próprio uso da língua nas aulas de língua estrangeira, nas aulas de língua materna e nas aulas CLIL. |
---|---|
Competências | No final deste curso, os participantes terão desenvolvido: - Compreensão dos princípios e da prática da CLIL; - Sensibilização para a importância da língua na aprendizagem do conteúdo da disciplina; - Capacidade de planear uma série de aulas CLIL de acordo com o conteúdo do currículo do 1º ciclo do ensino básico português; - Capacidade de conceber e produzir materiais para as aulas CLIL; - Capacidade de equilibrar as exigências linguísticas e cognitivas das tarefas nas aulas CLIL; - Compreensão de como efetivamente apoiar a aprendizagem da língua e conteúdos; - Sensibilização para a avaliação na CLIL; - Melhor conhecimento do seu próprio uso de língua estrangeira. |
Programa | - CLIL: princípios e metodologia - CLIL e jovens aprendizes: benefícios e desafios - Planificação de aulas CLIL utilizando o quadro dos 4 Cs - O papel da língua na CLIL - Desenho de tarefas e materiais - Estratégias de 'scaffolding' para o ensino e a aprendizagem - Avaliação na CLIL - Criação de projetos CLIL nas nossas escolas primárias |
Avaliação | Portfólio de aulas CLIL: 50% Diário reflexivo: 50% |
Qualifications
Doctorate in Didactics of Languages (Ph.D), Faculdade de Letras, Universidade do Porto (2014).Thesis: CLIL as a Catalyst for Developing Reflective Practice in Foreign Language Teacher Education. Masters in Teaching English to Speakers of Other Languages (MA in TESOL), University of Manchester (2008). Dissertation: Developing Initial Teacher Education through Action Research. Bachelor of Education (B.Ed Hons 4 + 1 years) in Primary Education. Bath College of Higher Education (now Bath Spa University College) (1989). Individual study: Bilingualism: Attitudes of teachers and pupils, and consequences for British state schools.
Other relevant qualifications in TEFL
Royal Society of Arts/UCLES (University of Cambridge Examinations Syndicate) Diploma in Teaching English as a Foreign Language to Adults (1995). Royal Society of Arts Certificate in Teaching English as a Foreign Language (1989).
Convener of the Working CLIL Research strand of CETAPS https://www.cetaps.com/clil/
Research interests
Content and Language Integrated Learning (CLIL) in compulsory education; Integrating Content and Language in Higher Education (ICLHE); Language awareness across the curriculum; The affective domain in foreign language teaching; Dimensions of teacher reflection; Teaching English to Young Learners (5-11 years); Action research in language teacher education.
Current projects
COST - CLIL Network for Languages in Education: Towards Bi- and multilingual disciplinary literacies (CLILNetLE). Management committee for Portugal https://www.cost.eu/actions/CA21114/
Erasmus + K2: Towards an Integrated Bilingual Model (IBMODEL) https://ibmodel.org/
The 'Go-CLIL' project at Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares. Pedagogic coordinator.
Recent publications Click here
Awards
European Language Label Award - Selo Europeu (2008) and Label of Labels Award (2012) for the STEPS-UP project (Support for Teaching English in Primary Schools) with Fátima Vieira. The STEPS-UP project is a case study for NELLIP (Network of European Language Labelled Initiatives).
Data | De 01-10-2023 Até 01-01-2024 |
---|---|
Valor | 20€ |