É imperativo dotar os professores e formadores de ferramentas, estratégias e competências que visem potenciar a qualidade do ensino. Para isso, importa intervir em áreas que a investigação demonstrou estarem relacionadas com a qualidade do ensino e das aprendizagens, nomeadamente o aumento da concentração, da autorregulação emocional, da resiliência e da melhoria de bem-estar geral, assim como da qualidade das relações interpessoais e da comunicação.
No final da formação os
formandos estarão aptos a desenvolver uma prática regular de mindfulness a nível formal e a aplicar o
mindfulness em atividades específicas
das suas vidas, com especial relevância para aquelas que estão relacionadas com
o ensino em contexto de sala de aula/formação. Os formandos deverão ser capazes
de, progressivamente, deixar de reagir a situações ansiogénicas com respostas
comportamentais e emocionais disfuncionais, e de responder de forma mais
adaptativa pela criação de distância face aos estímulos provocadores de
ansiedade e de stresse.
Language | PT |
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Type | Lifelong course unit |
Study method | b-learning |
Tutoring | Yes |
Duration | 7 semanas |
Study hours | 42h (14h - presencial - sáb. 11h - 13h + 28h - estudo e prática individual - 40 m' diários). |
Target audience | Professores profissionalizados; formadores com grau académico de nível superior; licenciados/as interessados na temática. |
Certificate | 1,5 ECTS |
Requirements | Professores profissionalizados; Formadores com grau académico de nível superior; Licenciados/as interessados na temática. Domínio básico da língua inglesa. |
Learning Outcomes | O curso fornecerá ferramentas e estratégias para que o formando possa estabelecer uma prática pessoal de mindfulness formal e informal. A formação introduzirá os conceitos e práticas de ensinar com mindfulness e ensinar mindfulness, e propõe-se demonstrar como uma presença mais atenta e consciente constitui, em si mesma, uma intervenção que acarretará impactos positivos na escola, em geral, e na sala de aula, em particular. Ao usar métodos que cultivam atenção, consciência, reflexão e trabalho colaborativo, o professor mais facilmente poderá promover o desenvolvimento dos alunos no plano académico, mas também ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social. O curso pretende também ser uma inspiração para potenciar a motivação dos professores/formadores e desenvolver um sentimento de partilha colaborativa, dimensão essencial nos atuais contextos de educação e de formação. |
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Competencies | No final do curso o/a formando/ deve ser capaz de: • Desenvolver a capacidade de concentração usando suportes como as sensações, as palavras-âncora, os sons ou imagens. • Aprender a utilizar estratégias que visem diminuir a ansiedade em situações desafiadoras no contexto da sala de aula. • Usar práticas para reforçar estados mentais positivos que potenciem a qualidade do ensino e das aprendizagens. • Aprender a identificar padrões reativos disfuncionais, ao nível do comportamento e das emoções, possibilitando a emergência de respostas mais adaptativas. • Desenvolver uma atitude empática face aos outros, facilitadora da colaboração interpessoal no espaço escolar, em particular no contexto da sala de aula. A aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e de aptidões previstas para esta formação implica que os formandos articulem a formação em sala com a prática de mindfulness em contexto extra-formação. De igual forma, pretende-se que os formandos desenvolvam a sua capacidade de estudo autónomo, a partir da leitura de textos e da visualização de vídeos que lhes serão disponibilizados, assim como a reflexão sobre esta dupla experiência de prática de meditação e de estudo sobre a mesma. |
Programme | 1. Mindfulness e Educação 1. 1. O que é o mindfulness? (definição, origens e história); 1. 2. A ciência do mindfulness; 1. 3. Qual a relevância na escola dos dias de hoje? 1. 4. Introdução à Prática da Meditação. 2. Mindfulness intrapessoal e interpessoal 2. 1. As qualidades do professor mindful; 2. 2. Prática de Meditação: cultivar a presença. 3. Mindfulness dos pensamentos 3. 1. Estabelecer uma nova relação com os pensamentos; 3. 3. Prática de Meditação: o observador. 4. Explorar as emoções 4. 1. Emoções e neurociências; 4. 2. Regulação emocional em crianças e adolescentes; 4. 3. Prática de Meditação: espaço para respirar. 5. Cuidar de si para cuidar dos outros 5. 1. Equilíbrio no dia-a-dia; 5. 2. Prática: cultivar emoções positivas. 6. Mindfulness na comunicação 6. 1. Os três componentes de uma comunicação consciente; 6. 2. Prática: escuta atenta. 7. Mindfulness na sala de aula 7. 1. Ingredientes para uma sala mindful; 7. 2. Prática: o círculo de escuta. |
Assessment method | Os formandos deverão construir um portefólio reflexivo sobre a sua prática e sobre o material de estudo que lhes será disponibilizado. A classificação final será atribuída tendo em conta a qualidade do portefólio produzido e será expressa numa escala de 0 a 20 valores. |
Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, Margarida Cardoso trabalhou profissionalmente em lexicografia. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness
Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e
Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for
Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do
currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem ainda formação em Mindfulness na Comunicação e Mindfulness e Emoções Difíceis.
Date | From 24-07-2017 To 25-09-2017 |
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Registration instructions | |
Registration form | https://sigarra.up.pt/flup/pt/cand_geral.... |
Cost | Taxa de Candidatura - 15,00€ Alunos (ex e atuais) e funcionários da UP - €70,00 Público em geral - €100,00 + Seguro Escolar:2,00€ |