Ir para o conteúdo principal
AcademiaUP
  • Cursos
  • Português - Portugal ‎(pt)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • Utilizador não autenticado (Entrar)

Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras

Fechado

Entrar
  • Resumo
  • Data
  • Informação geral
  • Descrição detalhada
  • Equipa
  • Inscrições & Candidaturas
  • Mais informações
Entrar
Categoria : Letras
JpkrE8IPMEU

Resumo

Face às dinâmicas da sociedade atual, o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos não pode deixar de integrar a sua inclusão no mundo digital. Assim, na contemporaneidade, a existência de uma cultura digital obriga a uma atenção especial quanto à introdução das novas tecnologias digitais no âmbito da docência.

Atendendo a este novo contexto tecnológico surge este curso de formação que visa promover a literacia e a inclusão digitais para o exercício docente através do estímulo e o reforço das competências digitais.

Data

De 05-08-2017 Até 31-07-2018

Informação geral

Idioma PT
TipoLivre
Regimee-learning
TutoriaSim
Duração12 semanas
Horas de estudo162 horas
DestinatáriosDocentes em exercício profissional e interessados em tecnologias digitais e inovação pedagógica.
CertificadoFrequência e/ou Formação
Créditos CCPFC: 2 U.C.
RequisitosComputador com acesso à Internet.

Descrição detalhada

ObjetivosA presente unidade de formação tem como objetivo principal desenvolver e melhorar a competência digital de docentes em exercício profissional e de interessados em tecnologias digitais e inovação pedagógica.
Para alcançar este objetivo, o curso baseia-se nos documentos de referência “The Digital Competence Framework for Citizens DigComp 2.1” (Comissão Europeia, 2017) com tradução para a língua portuguesa: “Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos” (Lucas & Moreira, 2017).
Tendo em consideração este modelo conceptual, o curso orienta-se e é planificado com o objetivo de que o formando alcance e domine a vertente da competência digital referente à “criação de conteúdo digital”.
Deste modo visa-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
CompetênciasNo final do percurso de formação o formando deverá:
- Ser capaz de identificar as vantagens que oferece o ensino de uma língua através das tecnologias digitais;
- Ser capaz de compreender o conceito de competência digital;
- Ser capaz de criar e editar conteúdos didáticos em diferentes formatos, incluindo multimédia;
- Ser capaz de se expressar através de tecnologias e meios digitais;
- Ser capaz de implementar metodologias que promovam a aprendizagem ativa dos alunos;
- Ser capaz de partilhar conhecimento, conteúdos e recursos através de comunidades de aprendizagem e plataformas de colaboração;
- Conhecer ferramentas e recursos para desenvolver uma didática digital;
- Refletir sobre a importância da criatividade na criação de conteúdos e práticas didáticas;
- Reconhecer a importância do jogo como estratégia de aprendizagem linguística e comunicativa.
ProgramaA unidade de formação está composta por quatro módulos de conhecimento (antecedidos por uma ambientação à plataforma) e um projeto final:
1. Quadro Comum Digital Docente
2. Criação e desenho de materiais didáticos digitais
3. O jogo na aula de línguas
4. Pedagogia digital
5. Projeto final (integração de todos os conteúdos que foram adquiridos nos diferentes módulos)
AvaliaçãoA avaliação dará ao formando o acesso a dois tipos de certificados, o certificado de frequência/participação e o certificado de formação/creditação.
O certificado de participação é atribuído no caso de o formando ter participado e ter realizado pelo menos 75% das atividades propostas e efetuado com êxito o questionário final.
O certificado de creditação é atribuído caso o formando tenha uma avaliação positiva no projeto final e pago os respetivos emolumentos.

Equipa

Maria de Fátima da Costa Outeirinho Maria de Fátima da Costa Outeirinho
 

Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona nas áreas dos Estudos Franceses, da Literatura Comparada e da Didática de Línguas, nos cursos de pós-graduação. Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, unidade I&D, integrou, como colaboradora, o projeto DILTEC Didactique des langues, des textes et des cultures GRAC-Grammaires et contextualisation.
Uma das suas áreas de interesse é a inovação pedagógica em Educação.


Tamara Aller Carrera Tamara Aller Carrera
 

Professora Auxiliar da Escola Superior de Educação de Bragança. Licenciada em Línguas Estrangeiras Inglês/Espanhol. Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira na Universidade do Minho - Braga. Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Porto, na área de especialização de didática de línguas.
Especialista no desenvolvimento da competência digital docente; no desenho e criação de materiais didáticos digitais e na aplicação de ferramentas TIC na prática docente.


Inscrições & Candidaturas Fechado

DataDe 02-05-2018 Até 20-06-2018
Instruções de inscrição

Mais informação
ValorGratuito.
Os formandos que assim o desejarem terão apenas de pagar o respetivo certificado:
- de frequência, caso efetuem 75% das tarefas propostas e realizem com sucesso o questionário final;
- de formação, caso venham a efetuar também o projeto final.

O pagamento do seguro escolar (2€) é obrigatório para todos os estudantes inscritos na UP.

Mais informações

ContactosMaria de Fátima da Costa Outeirinho
Tamara Aller Carrera
A submissão destes dados destina-se apenas a pedido de informação. Após submissão, será brevemente contactado.
Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Inovação Educativa