Face às dinâmicas da sociedade atual, o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos não pode deixar de integrar a sua inclusão no mundo digital. Assim, na contemporaneidade, a existência de uma cultura digital obriga a uma atenção especial quanto à introdução das novas tecnologias digitais no âmbito da docência.
Atendendo a este novo contexto tecnológico surge este curso de formação que visa promover a literacia e a inclusão digitais para o exercício docente através do estímulo e o reforço das competências digitais.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Duração | 12 semanas |
Horas de estudo | 162 horas |
Destinatários | Docentes em exercício profissional e interessados em tecnologias digitais e inovação pedagógica. |
Certificado | Frequência e/ou Formação Créditos CCPFC: 2 U.C. |
Requisitos | Computador com acesso à Internet. |
Objetivos | A presente unidade de formação tem como objetivo principal desenvolver e melhorar a competência digital de docentes em exercício profissional e de interessados em tecnologias digitais e inovação pedagógica. Para alcançar este objetivo, o curso baseia-se nos documentos de referência “The Digital Competence Framework for Citizens DigComp 2.1” (Comissão Europeia, 2017) com tradução para a língua portuguesa: “Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos” (Lucas & Moreira, 2017). Tendo em consideração este modelo conceptual, o curso orienta-se e é planificado com o objetivo de que o formando alcance e domine a vertente da competência digital referente à “criação de conteúdo digital”. Deste modo visa-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. |
---|---|
Competências | No final do percurso de formação o formando deverá: - Ser capaz de identificar as vantagens que oferece o ensino de uma língua através das tecnologias digitais; - Ser capaz de compreender o conceito de competência digital; - Ser capaz de criar e editar conteúdos didáticos em diferentes formatos, incluindo multimédia; - Ser capaz de se expressar através de tecnologias e meios digitais; - Ser capaz de implementar metodologias que promovam a aprendizagem ativa dos alunos; - Ser capaz de partilhar conhecimento, conteúdos e recursos através de comunidades de aprendizagem e plataformas de colaboração; - Conhecer ferramentas e recursos para desenvolver uma didática digital; - Refletir sobre a importância da criatividade na criação de conteúdos e práticas didáticas; - Reconhecer a importância do jogo como estratégia de aprendizagem linguística e comunicativa. |
Programa | A unidade de formação está composta por quatro módulos de conhecimento (antecedidos por uma ambientação à plataforma) e um projeto final: 1. Quadro Comum Digital Docente 2. Criação e desenho de materiais didáticos digitais 3. O jogo na aula de línguas 4. Pedagogia digital 5. Projeto final (integração de todos os conteúdos que foram adquiridos nos diferentes módulos) |
Avaliação | A avaliação dará ao formando o acesso a dois tipos de certificados, o certificado de frequência/participação e o certificado de formação/creditação. O certificado de participação é atribuído no caso de o formando ter participado e ter realizado pelo menos 75% das atividades propostas e efetuado com êxito o questionário final. O certificado de creditação é atribuído caso o formando tenha uma avaliação positiva no projeto final e pago os respetivos emolumentos. |
Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona nas áreas dos Estudos Franceses, da Literatura Comparada e da Didática de Línguas, nos cursos de pós-graduação. Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, unidade I&D, integrou, como colaboradora, o projeto DILTEC Didactique des langues, des textes et des cultures GRAC-Grammaires et contextualisation.
Uma das suas áreas de interesse é a inovação pedagógica em Educação.
Professora Auxiliar da Escola Superior de Educação de Bragança. Licenciada em Línguas Estrangeiras Inglês/Espanhol. Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira na Universidade do Minho - Braga. Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Porto, na área de especialização de didática de línguas.
Especialista no desenvolvimento da competência digital docente; no desenho e criação de materiais didáticos digitais e na aplicação de ferramentas TIC na prática docente.
Data | De 02-05-2018 Até 20-06-2018 |
---|---|
Instruções de inscrição | |
Valor | Gratuito. Os formandos que assim o desejarem terão apenas de pagar o respetivo certificado: - de frequência, caso efetuem 75% das tarefas propostas e realizem com sucesso o questionário final; - de formação, caso venham a efetuar também o projeto final. O pagamento do seguro escolar (2€) é obrigatório para todos os estudantes inscritos na UP. |
Contactos | Maria de Fátima da Costa Outeirinho Tamara Aller Carrera |
---|---|
A submissão destes dados destina-se apenas a pedido de informação. Após submissão, será brevemente contactado. |