A Unidade curricular Análise do Discurso Forense é uma unidade curricular que tem como objetivos principais a contextualização da Análise do Discurso no panorama dos Estudos Linguísticos atuais; a compreensão da especificidade do objeto discurso; o contacto com os principais conceitos e métodos de análise neste domínio científico e a aplicação dos mesmos à análise de vários géneros do tipo de discurso forense, quer do modo escrito, quer do modo oral.
Poderão visualizar no roteiro disponível a forma como estes objetivos e os respetivos conteúdos se encontram distribuídos ao longo do semestre.
Language | PT |
---|---|
Type | Specialization |
Study method | b-learning |
Tutoring | Yes |
Certificate | No |
BREVE NOTA BIOGRÁFICA
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto licenciou-se em 1989 em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo prosseguido os estudos de mestrado e doutoramento na mesma Faculdade e concluído este último em 2008, no ramo de conhecimento de Linguística, com uma tese versando aspetos da textualização publicitária: contributo para uma delimitação tipológica.
Em 1998, ingressa como assistente na Secção de Linguística do DEPER da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se mantém até hoje na categoria de Professora Associada, na docência de UC's do primeiro, segundo e terceiro ciclos, sendo especializada nas áreas da Análise do Discurso, da Pragmática e da Sociolinguística. É diretora do curso de Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro da Comissão Científica do Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos da mesma Faculdade.
Em 2000, passa a fazer parte da equipa de investigadores do Centro de Linguística da Universidade do Porto, na Linha de Investigação Texto e Discurso e, desde 2008, integra a Comissão Científica deste Centro.
Participa em vários projetos e redes de investigação internacionais tais como a rede / projeto Es.Por.Atenuación - Atenuación en el español y el português, coordenada por António Briz da Universidade de Valência; a rede / projeto Memita “Memory, identity, integration to identify analysis models in media communication", tendo sido, também, investigadora responsável do Projeto Internacional 63IT41G0, financiado ao abrigo do Acordo de Cooperação Internacional I&D USP/U.Porto, no âmbito do estudo do Discurso da Ciência.
É também membro dos grupos de trabalho GT de publicidade da SOPCOM, Sociedade Portuguesa de Comunicação e do Argumentation Hub dos Media Innovation Labs da Universidade do Porto (https://mil.up.pt/), numa equipa multidisciplinar de investigadores de Engenharia Computacional, Filosofia, Direito e Linguística, reunidos em torno do tópico comum da argumentação.
É responsável, desde 2011, pela organização anual das Jornadas Internacionais de Análise do Discurso, JADIS (http://web4.letras.up.pt/jadis) e pela publicação da Revista REDIS “Revista de Estudos do Discurso", uma revista eletrónica do universo de revistas da FLUP / CLUP (http://ojs.letras.up.pt/index.php/re) .
É, ainda, autora de várias publicações na área dos Estudos do Discurso que podem ser consultadas em:
https://www.cienciavitae.pt/CB1D-AA66-6572