A unidade curricular de Áreas e Metodologias de Investigação
em Linguística Forense tem como objetivo facultar aos discentes conhecimentos
de base em metodologias e técnicas de pesquisa em linguística aplicada
particularmente relevantes para a análise de casos de linguística forense. Pretende-se,
assim, que os estudantes disponham de bases sólidas que lhes permitam selecionar,
realizar e comunicar os resultados da sua análise forense utilizando a
metodologia científica mais adequada.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Especialização |
Regime | b-learning |
Tutoria | Não |
Certificado | Não |
Objetivos | A unidade curricular de Áreas e Metodologias de Investigação em Linguística Forense tem como objetivo facultar aos discentes conhecimentos de base em metodologias e técnicas de pesquisa em linguística aplicada particularmente relevantes para a análise de casos de linguística forense. Pretende-se, assim, que os estudantes disponham de bases sólidas que lhes permitam selecionar, realizar e comunicar os resultados da sua análise forense utilizando a metodologia científica mais adequada. |
---|---|
Competências | No final do semestre, o estudante deverá ser capaz de: - conhecer os princípios básicos da investigação científica; - conhecer as implicações éticas da investigação científica em linguística forense; - escolher o método de recolha de dados adequado às suas questões de partida; - identificar e selecionar o método de investigação mais adequado a cada caso forense; - aplicar com êxito métodos quantitativos, qualitativos e mistos; - descrever adequadamente os resultados da sua investigação. |
Programa | 1. Introdução. 1.1. Investigação científica. 1.2. Abordagens à metodologia de investigação. 2. Conceitos básicos de metodologia de investigação. 2.1. Investigação qualitativa, quantitativa e mista. 2.2. Critérios de qualidade, ética na investigação e outras questões de investigação. 3. Recolha de dados. 3.1. Recolha de dados quantitativos. 3.2. Recolha de dados qualitativos. 3.3. Métodos mistos. 4. Análise de dados. 4.1. Análise de dados quantitativos. 4.2. Análise de dados qualitativos. 4.3. Análise de dados de investigação mista. 5. Apresentação e comunicação dos resultados da investigação. 5.1. Redação de relatórios quantitativos. 5.2. Redação de relatórios qualitativos e mistos. 6. Escolha do método de investigação adequado. |
Avaliação | Tendo em consideração a necessidade de envolvimento pessoal dos discentes em cada ponto do programa, bem como o contexto de lecionação da unidade curricular (em modo de b-learning), a avaliação exigirá a participação e acompanhamento em 75% das aulas, bem como a realização de tarefas práticas com vista à construção do projeto final da unidade curricular. A avaliação será na modalidade de avaliação distribuída adaptada a um curso de b-learning, com: - elaboração das tarefas semanais com vista à elaboração do projeto final: 50%. - projeto final: elaboração de um projeto de investigação: 50%. |
Rui Sousa-Silva é professor auxiliar convidado da FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (onde tem lecionado no Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos e no Mestrado em Linguística, e orientado dissertações e estágios de Mestrado, bem como teses de doutoramento). É, também, investigador de pós-doutoramento do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), onde desenvolve atualmente a sua investigação em Linguística Forense e Cibercrime, em colaboração com o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, e do IINFACTS - Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies.
É licenciado em Tradução e Mestre em Tradução e Terminologia pela FLUP e doutorado em Linguística Aplicada (com especialização em Linguística Forense) pela Aston University (Birmingham, Reino Unido), onde defendeu com máximo êxito a sua tese em Linguística Forense “Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn”. Nesta tese, investigou atitudes transculturais relativamente ao plágio e propôs uma abordagem à deteção de plágio translingue. É autor de vários relatórios periciais de casos forenses e de diversos artigos científicos sobre plágio, análise de autoria (computacional) e análise de discurso, tendo também apresentado dezenas de artigos em eventos científicos nacionais e internacionais e participado em Comissões Científicas de congressos internacionais. É coeditor, com o Professor Emérito Malcolm Coulthard, da revista internacional bilingue Language and Law - Linguagem e Direito. É membro do CLUP, cuja Comissão Diretiva integra, sócio da International Association of Forensic Linguists (IAFL), sócio fundador e membro da Direção da Associação de Linguagem e Direito dos Países de Língua Portuguesa (ALIDI), e Presidente do Colégio de Linguística da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF). Possui vasta experiência na organização de eventos, desde workshops com a duração de um dia até escolas de verão e congressos nacionais e internacionais, e foi Presidente da Comissão Organizadora da 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists (IAFL PORTO 2017).
Publicações (selecionadas):
- Sousa-Silva, R. (2016) 'Detecção de plágio intencional: uma abordagem da Linguística Forense'. In: Virgínia Colares. (Org.). Linguagem & Direito: caminhos para linguística forense. São Paulo: Cortez, p. 49-74.
- Sousa-Silva, R. e Coulthard, M. (2016) ‘Linguística Forense’. In R. J. Dinis-Oliveira e T. Magalhães (Eds.) O que são as Ciências Forenses? – Conceitos, Abrangência e Perspetivas Futuras. Lisboa: Pactor.
- Sousa-Silva, R. (2015). ‘Reporter fired for plagiarism’: a forensic linguistic analysis of news plagiarism. In A. Simões, A. Barreiro, D. Santos, R. Sousa-Silva e S. E. O. Tagnin (Orgs.) Linguística, Informática e Tradução: Mundos que se cruzam – Homenagem a Belinda Maia, OsLA - Oslo Studies in Language, 7(1).
- Sousa-Silva, R., Laboreiro, G., Sarmento, L., Grant, T., Oliveira, E. e Maia, B. (2011). ‘twazn me!!! ;(’ Automatic Authorship Analysis of Micro-Blogging Messages. In R. Muñoz, A. Montoyo e E. Métais (Orgs.) Natural Language Processing and Information Systems - 16th International Conference on Applications of Natural Language to Information Systems, NLDB 2011. Berlin/Heidelberg: Springer/Verlag.