As perturbações do neurodesenvolvimento afectam, em algum momento, até 20% da  população pediátrica, sendo que numa percentagem significativa apresentam um carácter crónico, carecendo de cuidados de índole diversa a longo prazo.

Esta 4ª edição do Curso Online em Neurodesenvolvimento, intitulada “Os quês e os porquês da perturbação do espectro do autismo”, exploram-se as diversas dimensões desta patologia, começando por contextualizá-la ao longo da história e até à sua actual conceptualização, abordando depois a sua epidemiologia, factores de risco e etiologia. Seguidamente debruça-se sobre as suas manifestações clínicas e comorbilidades e a abordagem clínica, terminando por abordar a intervenção clínica nas suas diversas modalidades, e o prognóstico, incluindo a transição para a vida adulta. Por fim, haverá uma sessão síncrona e interactiva para apresentação e discussão de casos clínicos, onde será efectuada a integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

O curso, realizado online e on demand, inclui, opcionalmente, uma avaliação final sob a forma de questões de resposta múltipla.

Considerações adicionais:

  • Sessão síncrona e interactiva de apresentação e discussão de casos clínicos - 22/03/2024
  • Avaliação final (opcional) - disponível de 25 a 28/03/2024