As perturbações do neurodesenvolvimento afectam, em algum momento, até 20% da  população pediátrica, sendo que numa percentagem significativa apresentam um carácter crónico, carecendo de cuidados de índole diversa a longo prazo.

Esta 4ª edição do Curso Online em Neurodesenvolvimento, intitulada “Os quês e os porquês da perturbação do espectro do autismo”, exploram-se as diversas dimensões desta patologia, começando por contextualizá-la ao longo da história e até à sua actual conceptualização, abordando depois a sua epidemiologia, factores de risco e etiologia. Seguidamente debruça-se sobre as suas manifestações clínicas e comorbilidades e a abordagem clínica, terminando por abordar a intervenção clínica nas suas diversas modalidades, e o prognóstico, incluindo a transição para a vida adulta. Por fim, haverá uma sessão síncrona e interactiva para apresentação e discussão de casos clínicos, onde será efectuada a integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

O curso, realizado online e on demand, inclui, opcionalmente, uma avaliação final sob a forma de questões de resposta múltipla.

Considerações adicionais:

  • Sessão síncrona e interactiva de apresentação e discussão de casos clínicos - 22/03/2024
  • Avaliação final (opcional) - disponível de 25 a 28/03/2024


A comunicação dos resultados de investigação representa uma componente fundamental no trabalho dos investigadores. Alguns dos benefícios da comunicação da pesquisa científica são:

  • a validação da pesquisa;
  • a evolução na carreira;
  • o aumento da credibilidade e da visibilidade;
  • o aumento das oportunidades de colaboração com outros grupos de trabalho;
  • o aumento da possibilidade de angariar futuros financiamentos.
No entanto, as boas práticas de pesquisa bibliográfica e de escrita científica são frequentemente negligenciadas ou desconhecidas, principalmente por quem dá os primeiros passos na carreira científica, com reflexos negativos na sua produção a curto prazo e vícios de forma a longo prazo. Este curso tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas imprescindíveis para se comunicar ciência.