A comunicação dos resultados de investigação representa uma componente fundamental no trabalho dos investigadores. Alguns dos benefícios da comunicação da pesquisa científica são:
- a validação da pesquisa;
- a evolução na carreira;
- o aumento da credibilidade e da visibilidade;
- o aumento das oportunidades de colaboração com outros grupos de trabalho;
- o aumento da possibilidade de angariar futuros financiamentos.
- Professor: Paula Cristina Paulo Videira da Silva
As perturbações do neurodesenvolvimento afectam, em algum momento, até 20% da população pediátrica, sendo que numa percentagem significativa apresentam um carácter crónico, carecendo de cuidados de índole diversa a longo prazo.
Esta 4ª edição do Curso Online em Neurodesenvolvimento, intitulada “Os quês e os porquês da perturbação do espectro do autismo”, exploram-se as diversas dimensões desta patologia, começando por contextualizá-la ao longo da história e até à sua actual conceptualização, abordando depois a sua epidemiologia, factores de risco e etiologia. Seguidamente debruça-se sobre as suas manifestações clínicas e comorbilidades e a abordagem clínica, terminando por abordar a intervenção clínica nas suas diversas modalidades, e o prognóstico, incluindo a transição para a vida adulta. Por fim, haverá uma sessão síncrona e interactiva para apresentação e discussão de casos clínicos, onde será efectuada a integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O curso, realizado online e on demand, inclui, opcionalmente, uma avaliação final sob a forma de questões de resposta múltipla.
Considerações adicionais:
- Sessão síncrona e interactiva de apresentação e discussão de casos clínicos - 22/03/2024
- Avaliação final (opcional) - disponível de 25 a 28/03/2024
- Professor: Diana Gonzaga
- Professor: Vânia Martins
- Professor: Inês Vaz Matos
- Professor: Sara Pires
- Professor: Catarina Prior
- Professor: Marta Rios
- Professor: Teresa Sá
- Professor: Sara Soares
- Professor: Marta Tavares
- Professor: Teresa Temudo
- Professor: Ana Luísa Vaz