Nunca como agora os recursos digitais e as plataformas de ensino a distância estiveram tão presentes no quotidiano de docentes e estudantes. As mudanças introduzidas pelo aparecimento da COVID19 traduziram-se numa oportunidade para docentes e estudantes partilharem ativamente novas abordagens pedagógicas e aprendizagens a partir de casa. Apesar do uso de plataformas de ensino a distância, como complemento às aulas presenciais, ser já recorrente nas instituições de ensino, nem todos os docentes e estudantes se encontravam preparados para uma mudança tão repentina, tanto ao nível dos recursos tecnológicos, como ao nível das práticas pedagógicas.
Neste contexto, o vídeo enquanto recurso educativo reafirma a sua popularidade, desafiando ainda mais o papel tradicional do docente quanto ao modo de comunicação do conhecimento e dos conteúdos das aulas. O vídeo enquanto recurso educativo têm o potencial de comunicar informação complexa, de um modo mais motivador, criando experiências de aprendizagem mais enriquecedoras e interativas. Outros recursos e ferramentas digitais, como quadros interativos, tablets, telemóveis e plataformas de videoconferência, fazem parte da nova conjuntura e contribuem para uma maior interação entre estudantes e docentes, mesmo que a partir de casa.
Embora alguns docentes tenham já adotado o vídeo como ferramenta educativa, ainda existem alguns que não adquiriram competências, experiência ou confiança suficientes, para ensinar eficazmente através do vídeo. Na verdade, ensinar em frente a uma câmara, requer um ajustamento das práticas de ensino estabelecidas e o desenvolvimento de um novo conjunto de competências de ensino-aprendizagem.
Cada vez mais, docentes e estudantes são chamados a assumirem o papel de produtores de recursos vídeo tendo que se familiarizar com a tecnologia e todo o processo de produção de vídeo educativo. O primeiro desafio passa pela forma como o vídeo vai ser produzido, uma vez que, um produto de boa qualidade, vai influenciar o modo de receção da mensagem e de apreensão de conteúdos. Daí a necessidade de se adequar o tipo de vídeo, ao seu uso no contexto educativo, e de se iniciar o processo de produção do vídeo com um planeamento exaustivo de todas as suas etapas.
Este curso tem como objetivo desenvolver competências ao nível da produção de vídeo educativo com critérios de qualidade, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Serão abordados diferentes tipos de vídeo e a sua utilização em contexto de ensino-aprendizagem e algumas boas práticas a adotar durante a gravação de um vídeo. Por último, serão referidas formas de publicação e disponibilização do vídeo educativo pelas diferentes plataformas de ensino a distância.
- Formador: Nuno Regadas
- Formador: Alberto Seixas
Esta formação, desenvolvida numa parceria entre a Universidade do Porto e o Santander Universidades, tem como objetivo inspirar e apoiar o desenvolvimento de projetos com impacto social. Através da partilha de conceitos, ferramentas, casos práticos e experiências de projetos no terreno, pretende-se assim apoiar e inspirar professores, técnicos de ação social, gestores de voluntariado e estudantes para o desenvolvimento de projetos conjuntos com impacto positivo na comunidade, reforçando o incentivo ao espírito de cidadania universitário.
- Professor: Filipe Casto
- Professor: Diogo Cruz
- Professor: Maria Clara Martins
- Professor: Carlota Montenegro
- Professor: Catarina Neves
Password / Senha de acesso = recmat#2021
EN
This MOOC is focused on academic recognition of
student mobility, particularly between Europe and Latin America, providing examples
from Portugal, Spain, Brazil
and Argentina. This MOOC was designed in a peer-to-peer approach and is
aiming at teaching and technical/administrative staff who work with academic
mobility. Nevertheless, every person interested in this subject is invited to
follow this course. It is divided into 4 modules: Student centred learning
approach(s); Student workload; Learning outcomes; Learning agreement and
Diploma supplement. In addition to the modules, different case studies are
provided to give a practical overview of the recognition process, showing how
it is organised in the different regions and countries. The course has three
official languages: Portuguese, English and Spanish and all videos are
subtitled.
PT
Este MOOC foca o reconhecimento
académico de mobilidade dos
estudantes, em particular entre a Europa e a América Latina, dando
exemplos de Portugal, Espanha,
Brasil e Argentina. Apresenta uma abordagem peer-to-peer, tendo
como principal público alvo docentes e técnicos de relações internacionais,
sendo, no entanto, aberto a todas as pessoas interessadas no tema. É
constituído por quatro módulos: Abordagem(Abordagens) da Aprendizagem Centrada no Aluno; Carga Horária
dos Estudantes; Resultados de Aprendizagem e Contrato de Estudos e Suplemento
de Diploma. Adicionalmente aos módulos, providenciam-se diferentes casos
de estudo que permitem dar uma visão prática ao processo de reconhecimento,
mostrando como está organizado nas diferentes regiões e países. Os
participantes terão a oportunidade de expor as suas opiniões e dúvidas em
fóruns de discussão abertos a formandos e formadores. O MOOC tem três línguas
oficiais: português, inglês e espanhol, sendo que todos os vídeos estão
traduzidos através de um sistema de legendagem.
ES
Este MOOC se centra en el reconocimiento académico de la movilidad de
estudiantes, particularmente entre Europa y América Latina, ofreciendo ejemplos
de Portugal, España, Brasil y Argentina. Este MOOC se ha diseñado con un enfoque entre
pares y se dirige a docentes y técnicos que trabajen con movilidad de
estudiantes, aunque cualquier persona interesada en este tema podrá también
hacer el curso. Se divide en
cuatro módulos: Enfoque/s
de aprendizaje centrado en el estudiante; Carga de
trabajo de los estudiantes; Resultados del aprendizaje; Contrato de Estudios y Suplemento al Diploma. Además de los módulos, se proporcionan
diferentes casos de estudio para dar una visión general práctica del proceso de
reconocimiento, mostrando cómo se organiza en las diferentes regiones y países.
El curso tiene tres idiomas oficiales: portugués, inglés y español y todos los
vídeos están subtitulados.
Password / Senha de acesso = recmat#2021
- Professor: Frederik De Decker
- Professor: Amaury Fernandes
- Professor: Lidia Gambon
- Professor: Natalia Barranco Izquierdo
- Professor: Nicolas Maillard
- Professor: Valentín Cardeñoso Payo
- Professor: João Pedro Pêgo
- Professor: Altair Sória Pereira
- Professor: José María Marbán Prieto
- Professor: Teresa Calderón Quindós
- Professor: Fernando Remião
- Professor: Paloma Dias Silveira
- Professor: Clarice Salete Traversini
- Professor: Maria Amélia Veiga
- Professor: Margarida Amaral
- Professor: Duarte Ferreira
- Professor: Maria Salomé Custódio Gomes
- Professor: Andrea Rodriguez Iglesias
- Professor: Maria Lopes Pinto
- Professor: Pedro Joaquim Mendonça Garcez Aguiar Pacheco
- Professor: Paula Cristina Paulo Videira da Silva
- Professor: João Pedro Pêgo
- Professor: Daniel Claúdio Pereira
- Professor: Susana Rodrigues Pereira
- Professor: Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo Pollman
- Professor: Maria João Ponces
- Professor: Nuno Regadas
- Professor: Fernando Remião
- Professor: José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro
- Professor: Pedro Nuno Costa Sampaio
- Professor: Alberto Seixas
- Professor: Ana Catarina Monteiro de Sousa