Este curso livre decorrerá no âmbito do Projeto Internacional TecBioFood, integrado no Programa ERASMUS+ Capacity Building in Higher Education (CBHE) e coordenado pela U.Porto.
Este Projeto tem como principal objetivo a melhoria das competências no ensino superior e técnico relacionadas com Ciência e Tecnologia Alimentar e Gestão em São Tomé e Príncipe (STP), promovendo assim o desenvolvimento sustentável do país e reforçando as suas ligações com a União Europeia. Desta forma, a criação da Academia TecBioFood insere-se no Work Package 2: Knowledge transfer in Food Science and Management.
A necessidade global de sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis e saudáveis, tal como proposto na estratégia do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal strategy), terá impacto nos países africanos, incluindo São Tomé e Príncipe. Entre as implicações multifacetadas que São Tomé e Príncipe enfrenta, encontra-se o sector agroalimentar. As Instituições de Ensino Superior são parceiras valiosas para este sector, quando se trata de questões relacionadas com a segurança dos alimentos e da água, bem como com a biodiversidade e sustentabilidade alimentar.
Assim, para ser possível dar resposta aos objetivos propostos, contribuindo para a atualização de conhecimentos de Estudantes, Docentes e Investigadores envolvidos na utilização de bio recursos alimentares em São Tomé e Príncipe, é essencial a lecionação deste curso como ponto inicial para a formação em Ciências da Alimentação, que impulsionará o melhor aproveitamento dos alimentos nativos presentes no país, nomeadamente do ponto de vista organolético, nutricional e de segurança.
- Professor: Maria de São José Garcia Alexandre
- Professor: Patrícia Sofia Carneiro Antunes
- Professor: Lúcia Maria Galvão da Nova
- Professor: Olívia Maria de Castro Pinho
- Professor: Mafalda Inês Ferreira Ribeiro
- Professor: Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos
- Professor: Olga Maria da Silva Viegas