Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

O ensino centrado no aluno

O ensino centrado no aluno

by VERONICA DE LIMA MITTMANN -
Number of replies: 0

O ensino centrado no aluno não é uma abordagem recente, pois sempre esteve presente na filosofia e na pedagogia. Nessa abordagem que tem Dewey, Freire e Vygotsky, como alguns dos seus teóricos, o professor seria um guia da aprendizagem do aluno. A abordagem centrada no aluno propõe uma mudança no tempo/espaço de aprendizagem, além de uma mudança no foco pedagógico, que passa a ser o aluno e desafiando a ideia de que o professor é o detentor e disseminador do saber. O conhecimento, nessa abordagem, deve servir para melhorar a vida de todos e para um futuro mais promissor. As abordagens centradas no aluno seriam importantes para as reformas no Ensino Superior, pois para algumas organizações como por exemplo a UNESCO, o empoderamento dos indivíduos seria essencial para o desenvolvimento sustentável e para a paz. Além disso, são destacados os conceitos como inclusão, igualdade, qualidade, aprendizagem ao longo da vida, que centrariam a aprendizagem no aluno em oposição a centralização no professores. No caso de Bolonha, a garantia de qualidade suscitou o desenvolvimento das Normas Europeias para Garantia de Qualidade. Também aponta a qualidade, a flexibilidade, a co-agência, a aprendizagem ao longo da vida associados à instrumentos como a norma, o quadro de qualificações, a carga horária do aluno, os resultados de aprendizagem que visam desenvolver o conhecimento baseado no aluno e o reconhecimento acadêmico como base no pressuposto. Os objetivos da aprendizagem centrada no aluno entendem a aprendizagem como uma apropriação de conhecimentos, competências e experiências em um determinado contexto. O professor nessa perspectiva precisa acompanhar a aprendizagem dos alunos por meio do estabelecimento de metas, objetivos e resultados de aprendizagem. O currículo deveria equilibrar valores normativos e formação individual. Nessa abordagem, a avaliação está no cruzamento do currículo, o planejamento pedagógico e os resultados de aprendizagem.