Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

Abordagem centrada no aluno - Engenharia

Abordagem centrada no aluno - Engenharia

por Lia de Mendonça Porto -
Número de respostas: 0

Olá!

Sou professora da Engenharia Ambiental e dou aula de Operações Unitárias no tratamento de efluentes. O projeto de uma planta de tratamento é o trabalho final que me possibilita verificar a aprendizagem do conteúdo. Temos encontros intermediários para verificarmos o andamento dos trabalhos, de acordo com a demanda dos estudantes.

As engenharias possuem uma grade curricular com característica técnica que auxilia o uso de projetos nas disciplinas. 

Trabalho também com sala de aula invertida, quando os estudantes estudam as operações previamente e fazemos as discussões e detalhamento da operação em nossos encontros. O uso de fórum de discussão entre os alunos deveria auxiliá-los mas ainda não estão acostumados com o uso deste recurso apesar de ser incentivado por mim, 

Um recurso que eles próprios criaram foi um grupo de WhatsApp para discutirem entre eles, não faço parte dessas discussões, quando não conseguem resolver as questões me enviam mensagem perguntando.

O uso de pequenos jogos para verificação de assimilação do conteúdo também é bastante interessante, uso depois do estudo prévio e antes da minha aula, como diagnóstico.

Trabalhava com estas ferramentas porém de forma intuitiva e sem organizá-las. Entender como fazer possibilita um maior aproveitamento da abordagem.