Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

Abordagem centrada no Aluno

Abordagem centrada no Aluno

por Vanessa Fernanda Mayrinck -
Número de respostas: 0

Transformação pessoal e cultural. Fazer com que os estudantes sejam capazes de ler o mundo e intervir positivamente em nossa sociedade. Esses são os principais propósitos da Educação.

O módulo 1 me fez refletir sobre o quão importante é a aprendizagem centrada no aluno. Uma abordagem que não vê o professor como o detentor do conhecimento, mas foca na articulação de conhecimentos entre Docente e aluno.

Em minha graduação na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, no curso de História, a aprendizagem centrada no estudante é o eixo norteador do curso. Todo o curso é construído visando o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem. Creio que todos os outros cursos deveriam ser assim, como por exemplo, o curso de pedagogia. Este curso é formado, infelizmente, por alguns docentes que acreditam que o professor é o detentor da razão e que seu papel é apenas transferir conhecimento para os alunos que são "tábulas rasas".

Ao meu ver, essa abordagem deveria dar lugar a uma abordagem que leve em conta a experiência dos estudantes, colocando-o como o protagonista de seu conhecimento.