Na universidade de Brasília (UnB) os métodos de aprendizagem consiste nos seguintes tópicos:
Diagnóstica: busca informações de uma dada realidade, ao início de um processo educacional, e, a partir de seus resultados, direciona objetivos.
O que o aluno conhece sobre a temática?
O que ele precisa complementar?
Formativa: ocorre ao longo do processo educacional e busca levantar informações relativas ao distanciamento ou aproximação do alcance dos objetivos educacionais. Trata-se de importante função para que o aluno possa se situar em seu processo formativo, ao mesmo tempo, em que permite que o educador promova intervenções pedagógicas que auxiliem o percurso do educando até o resultado esperado.
O que o aluno aprendeu até agora?
São necessárias novas estratégias de ensino para esse aluno?
Somativa: serve para verificar se o objetivo educacional foi alcançado ao final do processo educacional.
O que o aluno aprendeu?
O objetivo educacional foi alcançado?
Para cada uma dessas funções, o professor pode lançar mão de ferramentas tecnológicas para realizar atividades avaliativas.
Testes ou Questionários
Crie questionários com questões fechadas e abertas, podendo inserir feedbacks automáticos ao longo do processo de resposta ou somente ao final.