Resultados de Aprendizagem no contexto do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (Brasil)
Número de respostas: 2
No curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará, as componentes curriculares distribuídas ao longo de 8 semestres foram organizadas de forma a integrar conhecimentos humanísticos, científicos e técnicos-práticos ao longo de todos esses semestres letivos. Assim, o percurso do bacharelado foi organizado considerando o ano I como o de sensibilização do aluno para a percepção dos bens culturais e das Artes,
Arquitetura e Cidades e outras formas de aglomeração humana com as bases preliminares
teóricas e conceituais do campo humanístico, bem como das ciências correlatas e aplicadas como a Química, a Biologia e a Mineralogia, o conhecimento dos materiais e técnicas de representação e expressão manuais e o contato nas primeiras incursões na conservação e restauro. O ano II como o de formação de repertório, consolidação conceitual e prática, leitura e diagnóstico de bens culturais, ampliação das técnicas analíticas e na ciência da conservação e do restauro e de representação e expressão com o uso de tecnologias digitais. O ano III se constituindo como o ano de aprofundamento conceitual e prático por meio do detalhamento das técnicas de conservação e restauro aplicadas aos diversos materiais e bens culturais e na produção de réplicas com base no arcabouço teórico e prático acumulado e a preparação para as trocas e vivências em atividades pré-campo. E, finalmente, o ano IV como o ano de leitura e interpretação crítica, tratamento, ampliação de atuação em campo e reservas técnicas, consolidação das bases para diagnóstico de estado de conservação e organização prática em canteiros de obras, além de ampliação de vivências, inter-relações e trocas conceituais e práticas.
Nesse sentido, as componentes curriculares possuem como resultados de aprendizagem:
1) Possuir destreza manual e domínio de técnicas para fazer intervenções minuciosas em bens culturais de valores inestimáveis;
2) Interpretar resultados de análises científicas e laboratoriais, que possam auxiliar na tomada de decisão adequada para cada tratamento e situação;
3) Ter discernimento e sensibilidade em relação aos sentidos e valores atribuídos pelos
agentes sociais aos bens culturais;
4) Aplicar metodologia criteriosa e rigorosa para a tomada de decisão e execução de procedimentos de conservação e restauração de bens culturais móveis e integrados;
5) Desenvolver estudos, pesquisas, análises, planos e projetos de conservação e restauro de bens culturais móveis e integrados, desde que não haja alteração de cunho arquitetônico, adequados às condições sociais, culturais, estéticas e ambientais locais;
6) Intervir em bens culturais móveis e integrados considerando seu contexto;
7) Documentar as intervenções de conservação e restauro em bens culturais móveis e
integrados de forma a contribuir para a preservação e compreensão dos acontecimentos históricos e artísticos relacionados com os bens culturais em tratamento;
8) Planejar, organizar, gerenciar, supervisionar, executar e fiscalizar intervenções em bens culturais móveis e integrados ao patrimônio arquitetônico, urbanístico, paisagístico e arqueológico e outros correlatos;
9) Constituir/organizar equipes de trabalho interdisciplinares para tombamento e/ou registro de bens culturais em instrumentos específicos, mantendo diálogo e troca de conhecimentos com as demais áreas que atuam em benefício da preservação dos bens culturais;
10) Gerir bens culturais;
Em resposta a 'Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira'
Re: Resultados de Aprendizagem no contexto do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (Brasil)
Buenos días, me parece interesante la información que has escrito acerca de los resultados de aprendizaje que se da en tu universidad.
Em resposta a 'Paola Gianina Candia Ramirez'
Re: Resultados de Aprendizagem no contexto do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (Brasil)
Buenos dias. Gracias
Básicamente, lo que pasa es que en Brasil los grados están estructurados teniendo en cuenta el perfil profesional que se espera que tenga el graduado. Por lo tanto, los resultados de aprendizaje de las unidades curriculares deben estar estrechamente relacionados con este perfil del graduado.