Example of learning outcomes / Exemplo de resultados de aprendizagem / Ejemplo de resultados de aprendizaje

Resultados de aprendizagem curso de História - Unicamp

Resultados de aprendizagem curso de História - Unicamp

por Daniel Cantinelli Sevillano -
Número de respostas: 1

Licenciatura: os cursos colocam em prática um princípio reafirmado desde sua implantação: formar de maneira integrada historiadores e professores de História, superando a dicotomia ensino/pesquisa. Dessa forma, o profissional deverá ser capaz de refletir sobre as exigências da prática do ensino/aprendizagem criadas pelos conteúdos e métodos tradicionais do conhecimento histórico e suas transformações, bem como de produzir conhecimento na área de História, ou seja, pesquisar, dialogar com a bibliografia, sistematizar resultados e produzir textos de caráter científico e didático. A experiência com as mais variadas dimensões tanto da atividade investigativa quanto da atividade docente fundamentam a formação integrada desse profissional. O licenciado poderá atuar como professor de História na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), além das atribuições profissionais do bacharel. 

Bacharelado: o aluno deve dominar as linhas gerais do processo histórico em suas várias dimensões e conhecer as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas. Deve estar capacitado a realizar de maneira crítica a articulação entre informações e teorias, tanto na atividade de docência quanto na de pesquisa. Poderá atuar como professor universitário, como produtor de material científico, didático e paradidático, como pesquisador em 7 entidades públicas e privadas que dispõem de acervo histórico e como assessor em programas educativos, culturais e de preservação do patrimônio histórico. 

O campo de atuação do professor de história e do historiador é hoje muito complexo e diversificado. Às atividades didáticas e de pesquisa, marcadas pelo domínio dos principais debates historiográficos, vêm se juntar outras possibilidades que envolvem processos de comunicação do historiador e do professor de história com públicos diferenciados (alunos em diversos níveis de escolaridade, leitores de livros didáticos, paradidáticos, de divulgação ou textos científicos, visitantes a uma exposição, cidadãos concernidos por políticas de preservação do patrimônio e assim por diante). Um dos objetivos é diversificar a formação, contemplando as exigências das novas áreas de atuação profissional e das novas técnicas e tecnologias de ensino e divulgação dos conteúdos históricos.