Help your European partners (for LA participants) / Ajude os seus parceiros europeus (participantes LA) / Ayude a sus socios europeos (LA participantes)

Doutorado em Bioética - Universidade de Brasília

Doutorado em Bioética - Universidade de Brasília

por TELMA REJANE DOS SANTOS FACANHA -
Número de respostas: 0

As universidades no Brasil, em linhas gerais, seguem as Diretrizes Nacionais para o Ensino Superior, contudo cada Universidade adequa as diretrizes de acordo com o que é estabelecido nos cursos e programas. No meu caso especifico, o número mínimo de créditos são 30, sendo que cada crédito equivale a 15 horas. Entre esses créditos 20 são obrigatórios, sendo que os demais devem ser distribuídos entre disciplinas eletivas e optativas. Considere que o doutorando tem até quatro anos para finalizar os 30 créditos. Embora pareça tranquilo cursar 30 créditos em 4 anos, é importante mencionar o "workload" de cada disciplina e principalmente da elaboração da tese. Nas disciplinas o aluno deve apresentar seminários, escrever artigos, além de uma carga imensa de leituras. Portanto, posso dizer que aproximadamente 70% das atividades acontecem fora das horas previstas em sala de aula. Assim, podemos inferir que os 30 créditos mínimos de fato não são o que realmente o aluno dedica de tempo. Porém, se o aluno dedica exclusivamente para o curso é possível finalizar os 30 créditos em um ano e os anos adicionais dedicar a tese. Sublinha a importância de participação nos congressos, simpósios e outros eventos importantes para formação do aluno. Ademais, essa a experiência que posso compartilhar com o meu curso, contudo cada curso de graduação e programas de pós-graduação tem cargas horárias diferenciadas dentro da mesma universidade.