Create a Learning Agreement proposal and discuss it / Crie uma proposta de Contrato de Estudos e discuta-a / Elabore una propuesta de Contrato de Estudios y discútala.

Modelo de Contrato de Estudos entre IES/HEI (home institution) & HEI Europe

Modelo de Contrato de Estudos entre IES/HEI (home institution) & HEI Europe

por Rogerio Saad Vaz -
Número de respostas: 1

Prezados,
Compartilho o modelo de Contrato de Estudos que utilizo para processos de mobilidade de meus estudantes e IES/HEI europeias - especificamente a  Universidade do Porto. 

Como gestor do Núcleo de Internacionalização de minha IES, já tenho experiência em mobilidade não somente com a UE, mas também com diversos outros países do mundo, e há sempre uma variação significativa no formato de contratos. Mas acho o adotado pela UE o mais sintético e adequado quanto a agilização dos processos.


Em resposta a 'Rogerio Saad Vaz'

Re: Modelo de Contrato de Estudos entre IES/HEI (home institution) & HEI Europe

por Roseane de Souza Aquino -

Sobre o contrato de estudos enviado, as informações obrigatórias da instituição de recebimento foram incluídas, todavia não há informações da universidade emitente.

Baseia se num plano geral, no qual não há especificações sobre qual é o curso -? atividades de intercambio no período de verão, em qual departamento-, as disciplinas que o aluno irá cursar, quantos créditos. Não é mencionado no documento.

O documento descreve quais habilidades e competências podem ser adquiridas pelo estudante durante seu intercâmbio, o que representa pontos positivos para o entendimento de outro professor da universidade que acolherá o estudante.

Sobre o idioma, ele registra qual é o nível de competência que o aluno tem da língua oficial onde o estudos se realizará.