Ir para o conteúdo principal
AcademiaUP
  • Cursos
  • Português - Portugal ‎(pt)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • Utilizador não autenticado (Entrar)

Modelos Animais de Doença Humana

Fechado

Entrar
  • Resumo
  • Data
  • Informação geral
  • Descrição detalhada
  • Equipa
  • Inscrições & Candidaturas
Entrar
Categoria : Ciências Biomédicas

Resumo

Ao longo da história os cientistas utilizaram modelos animais de laboratório para obter conhecimento sobre a biologia estrutural e funcional dos animais incluindo dos homens. A maioria do que é conhecido da biologia humana, fisiologia, endocrinologia e farmacologia foi obtido através da experimentação animal. É de extrema importância a existência de uma unidade curricular que se dedique ao estudo do uso científico de modelos animais de doença e que aborde as questões éticas, legais e sociais desta utilização. Trata-se de uma unidade curricular multidisciplinar nas áreas das ciências da vida, da saúde, exatas, naturais, sociais e humanas. Concluindo, pretende-se que esta unidade curricular aborde a utilização de modelos animais de doença em várias dimensões, tais como a da: história; legislação e da ética; literatura; ilustração científica; comunicação da ciência e a da formação pedagógica e cívica.

Data

De 17-10-2018 Até 13-02-2019

Informação geral

Idioma PT
TipoUnidade de formação contínua
Regimeb-learning
TutoriaSim
Duração14 semanas
Horas de estudo162 horas
DestinatáriosEstudantes pré-/pós-graduados.
CertificadoAvaliação

Descrição detalhada

ObjetivosEsta unidade de formação continua tem como objetivos: contribuir para o conhecimento dos constrangimentos éticos e legais da experimentação humana; revelar a perspetiva social desses constrangimentos documentada em relatos científicos, na comunicação social e em obras literárias; explorar o conceito de modelos animais de doença; elucidar sobre o desenho experimental; apresentar alguns exemplos de modelos animais de doença; demonstrar a importância da ilustração científica como ferramenta de comunicação; explicar a importância da comunicação dos resultados científicos entre pares, no ensino e para a sociedade.
CompetênciasNo final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:
• conhecer episódios da história da humanidade marcantes pelo desrespeito da Pessoa humana: o que dizem os documentos científicos, os relatos sociais e a literatura;
• identificar controvérsias da experimentação animal;
• os pilares éticos e legais da experimentação animal;
• o conceito de modelo animal de doença;
• a classificação dos modelos de animais de doença;
• saber como desenhar uma experiência com modelos animais;
• conhecer alguns exemplos de modelos animais de doença: estudo de alvos terapêuticos; doenças cardiovasculares; de infeção neonatal bacteriana; de cancro colorretal e mama; modelos animais em hematologia oncológica básica e translacional;
• a importância da ilustração científica como ferramenta de comunicação;
• as formas de comunicar ciência para os pares, estudantes e para a sociedade.
No final os estudantes devem mostrar aptidão para:
• discutir o estado atual da experimentação humana e animal com base na sua história relatada em documentos científicos e na literatura;
• identificar as normas legais e de ética a que a experimentação humana e animal está sujeita;
• discutir sobre a contribuição dos modelos animais no tratamento de doenças humanas;
• efetuar uma avaliação critica das vantagens e limitações de modelos animais;
• saber dar alguns exemplos de modelos animais de doença;
• produzir minimamente desenhos e ilustrações científicas que ajudem à descrição da experimentação e dos resultados obtidos;
• consigam comunicar de forma eficaz para os seus pares e para a sociedade os resultados da experimentação humana e animal.
ProgramaExperimentação Humana: uma introdução às questões éticas
• A história da experimentação humana.
• As questões éticas da experimentação humana.
• As leis e regulamentos atuais da experimentação animal.
• A experimentação humana e a literatura.
Modelos animais para estudo de alvos terapêuticos
• A utilização de animais como modelos de patologias humanas.
• Vantagens e desvantagens da utilização de modelos animais.
• Classificação dos modelos animais.
• Espécies utilizadas como modelos animais de patologias humanas.
Desenho experimental
• A importância do desenho experimental.
• Fatores que influenciam o desenho experimental.
• Exemplos de desenho experimental.
• Estimativa do tamanho da amostra. Exemplos de desenho experimental.

Exemplos de modelos animais de doenças: limitações e desafios
1. Desenvolvimento de um modelo experimental que reproduz a patofisiologia da infeção neonatal causada pelo Estreptococos do grupo B
• O uso de modelos animais que usam vias de infeção que não ocorrem em humanos (ditas vias “não naturais” como intraperitoneal, intracerebral, etc) resulta numa menor probabilidade de tradução para a clínica.
• A importância de escolher o modelo experimental que reproduz a patofisiologia da infeção no homem para o desenvolvimento de terapias eficazes.
• A comparação entre a infeção causada por uma estirpe de bactéria atenuada com uma virulenta para validação do modelo experimental.
• Discussão dos limites do modelo experimental de infeção.
2. Investigação em ciências cardiovasculares-dos modelos animais à avaliação da função cardíaca
• Modelos animais de doenças cardiovasculares (exemplos e vantagens/desvantagens).
• Enfoque nos modelos animais de hipertensão pulmonar.
• Avaliação experimental in vitro da função cardíaca.
• Avaliação experimental in vivo da função cardíaca.
3. Modelos animais para o desenvolvimento de estratégias de medicina regenerativa na doença de Parkinson
• Modelos farmacológicos da Doença Parkinson.
• Modelos genéticos da Doença de Parkinson.
• Terapias atuais.
• Novas terapias em desenvolvimentos.
4. Modelos animais em hematologia oncológica básica e translacional
• Características celulares e moleculares das neoplasias hematológicas.
• Diferentes tipos de modelos animais para modelar doenças oncológicas humanas.
• Animais modificados geneticamente para estudar os mecanismos de iniciação e progressão oncológica.
• Tratamento de leucemia em animais como forma de identificar terapias para doentes humanos.
5. Peixe-zebra “avatares” para uma terapia personalizada contra o cancro
• Medicina personalizada porquê? Guidelines de terapia e jogo de probabilidades.
• Gold standard = Xenógrafos de ratinho.
• O peixe-zebra como modelo animal.
• Larvas de peixe-zebra como “avatares” para direcionar o tratamento de cancro colorretal e mama.


6. Scientific illustration in biomedical sciences
• Historical introduction: An overview anatomical illustration, from Leonardo da Vinci to contemporary anatomy books.
• Biomedical domains served by scientific illustrators: Demands and needs of various specialization and it's target audiences
• Utilization: The benefits of professional visualization for scientist in article submission, didactics, fundraising, ethics and general public education and marketing.
• Workflow and communication: Collaboration between scientific illustrators and scientist.
• The making off examples of projects.

A comunicação científica
• A importância da comunicação dos resultados científicos.
• A comunicação científica entre pares: artigos, posters e comunicações orais.
• A comunicação científica e o ensino.
• A comunicação científica para a sociedade: as notícias jornalísticas, as palestras, os blogs, as informações de rotulagem obrigatória e a educação dos mais jovens.
AvaliaçãoAvaliação:
Exame final – 40% (exame teórico com 40 questões de escolha múltipla e/ou resposta aberta)
Trabalho escrito – 40% (elaboração e apresentação de um trabalho de grupo sobre um dos conteúdos programáticos)
Avaliação contínua – 20% (Pontualidade, participação, comportamento, resolução de exercícios em sala de aula; resolução de exercícios colocados on-line)

Equipa

Ana Patricia Nunes Fontes de Sousa Ana Patricia Nunes Fontes de Sousa
 
António José Braga Osório Gomes Salgado António José Braga Osório Gomes Salgado
 
Jorge Ascenção Oliveira Jorge Ascenção Oliveira
 
Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo Margarida Duarte Cerqueira Martins de Araújo
 
Nuno Alexandre Pinto Rodrigues dos Santos Nuno Alexandre Pinto Rodrigues dos Santos
 
Paula Cristina Paulo Videira da Silva Paula Cristina Paulo Videira da Silva
 
Paula Maria das Neves Ferreira da Silva Paula Maria das Neves Ferreira da Silva
 
Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira
 
Rita Leonor Alvares Cabral Figueiredo Fior Sousa Soares Rita Leonor Alvares Cabral Figueiredo Fior Sousa Soares
 
Rogier Trompert Rogier Trompert
 
Tiago Luís Baptista da Cunha Sousa Veloso Tiago Luís Baptista da Cunha Sousa Veloso
 

Inscrições & Candidaturas Fechado

DataDe 22-08-2018 Até 02-10-2018
Instruções de inscrição
Critérios de seleção e seriação:

FORMAÇÃO ACADÉMICA (pontuação máxima 12 valores)

Classificação do Curso de Licenciatura ou equivalente legal (no caso de ainda frequentar pede-se a nota atual) (máximo 12 valores):

≤12 valores: 3 valores

13 valores: 6 valores

14 valores: 9 valores

≥ 15 valores: 12 valores

Outras Formações (pontuação máxima 3 valores):

Pós-Graduação: 1 valor

Mestrado: 2 valores

Doutoramento: 3 valores

AVALIAÇÃO CURRICULAR (pontuação máxima 5 valores):

No âmbito da formação permanente, como formando (máximo de 1 valor): 0,02 por cada 6 horas de formação;

Publicações (máximo de 2 valores): 0,05 por cada publicação;

Comunicações orais em congresso (máximo de 1 valor): 0,05 por cada comunicação oral;

Comunicação em painel (máximo de 1 valor): 0,02 por cada comunicação em painel.



Critério de desempate: será analisada a carta de motivação (na qual se pontuará um máximo de 2 valores adicionais – motivos que fundamentam a candidatura – máximo de 1,5; aspeto formal da carta – máximo de 0,5).





Documentos necessários para candidatura:

Curriculum Vitae;

Certificado de Habilitações ou comprovativo de inscrição no curso;

Carta de Motivação.



Contactos

Para informações sobre candidaturas ou inscrições p.f. contacte



Susana Cerveira

E-mail: smcerveira@icbas.up.pt

Telf. 220428034



ou



Zélia Lopes

E-mail: zmlopes@icbas.up.pt

Telf. 220428021





Horário de Atendimento



- 10h00 - 12h00

- 14h00 - 15h30
ValorPropina: Estudantes inscritos na U.Porto - 25€ Estudantes Alumni - 35€ Externos à U.Porto - 50€
Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Inovação Educativa