A Unidade de Neurodesenvolvimento do CMIN – CHUP, EPE organiza o 1º Curso online em Neurodesenvolvimento.
O programa, que versará os temas mais relevantes nesta disciplina, encontra-se distribuído por cinco módulos:
Módulo I - Fundamentos do neurodesenvolvimento
Módulo II – Conceitos básicos em neurodesenvolvimento
Módulo III – Perturbações do neurodesenvolvimento
Módulo IV – IInfluência de outras patologias
Módulo V - Intervenção terapêutica – a importância da multidisciplinaridade
Os conteúdos de cada módulo deverão estar disponíveis online durante o prazo indicado no programa, após o qual deverão ser retirados.
No final de cada módulo, os formandos que se inscreveram na modalidade com avaliação, irão realizar o respetivo teste.
Existirá durante o decorrer de todo o curso um espaço para Fórum, onde os Formandos poderão colocar as suas dúvidas ou sugestões e que será monitorizado pela Tutoria do Curso. As questões relativas aos conteúdos serão respondidas semanalmente pelos Formadores do Curso.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Duração | 13 |
Horas de estudo | 36 horas presenciais + 14 horas trabalho autónomo (estimado) |
Destinatários | Profissionais e Estudantes das áreas da Saúde e Educação. Outras Pessoas com interesse em Neurodesenvolvimento. |
Certificado | Certificado de Participação e de Avaliação |
Requisitos | Necessita apenas de computador com acesso à Internet. |
Objetivos | Compreender a filogénese, ontogénese e a neurobiologia do neurodesenvolvimento humano e os seus fatores influenciadores, bem como as diversas teorias que foram sendo equacionadas para o explicar. Conhecer o neurodesenvolvimento normativo e suas características essenciais, para assim poder identificar os seus desvios. Conhecer a legislação vigente no âmbito do neurodesenvolvimento, nomeadamente a que rege a Educação Inclusiva, e qual o papel dos diversos intervenientes na sua aplicação. Conhecer as diferentes perturbações do neurodesenvolvimento, no que concerne às suas manifestações, diagnóstico e intervenção. Reconhecer importância do conhecimento do perfil neurodesenvolvimental. Reconhecer a necessidade da correta e atempada orientação, tanto no âmbito da saúde como da educação. Reconhecer a necessidade da transdisciplinaridade para uma correta abordagem das patologias neurodesenvolvimentais. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática quotidiana. |
---|---|
Competências | Conhecer o neurodesenvolvimento normativo e suas características essenciais, para assim poder identificar os seus desvios. Conhecer a legislação vigente no âmbito do neurodesenvolvimento. Conhecer as diferentes perturbações do neurodesenvolvimento, no que concerne às suas manifestações, diagnóstico e intervenção. Reconhecer importância do conhecimento do perfil neurodesenvolvimental. Reconhecer a necessidade da correta e atempada orientação, tanto no âmbito da saúde como da educação. Reconhecer a necessidade da transdisciplinaridade para uma correta abordagem das patologias neurodesenvolvimentais. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática quotidiana. |
Programa | Módulo I – Fundamentos do neurodesenvolvimento • Filogenia e particularidades da espécie humana • Teorias do neurodesenvolvimento • Bases neurobiológicas • Fatores influenciadores: risco e proteção Módulo II – Conceitos básicos em neurodesenvolvimento • Neurodesenvolvimento normativo e patológico • Instrumentos de avaliação: rastreio e diagnóstico • Legislação Módulo III – Perturbações do neurodesenvolvimento • Sistemas de classificação e perfil neurodesenvolvimental • O conceito ESSENCE vs. Atraso global do desenvolvimento psicomotor • Perturbação do desenvolvimento intelectual • Perturbações da comunicação (linguagem e fala) • Perturbação do espectro do autismo • Perturbação de défice de atenção e hiperatividade • Perturbações motoras • Dificuldades de aprendizagem Generalizadas Específicas: Da leitura Da escrita Do cálculo Módulo IV – Influência de outras patologias no neurodesenvolvimento • Neurológicas • Pedopsiquiátricas • Sensoriais (surdez, cegueira, perturbação da regulação sensorial) • Sono Módulo V – Intervenção terapêutica: a importância da multidisciplinaridade • Educação • Educação física adaptada • Fisioterapia • Psicologia • Psicomotricidade • Terapia da fala • Terapia ocupacional inc. integração sensorial • Serviço Social |
Avaliação | Na modalidade com avaliação, será efetuada uma avaliação parcelar no final de cada módulo e uma avaliação final com base em casos clínicos, em formato de escolha múltipla, sendo considerados aprovados os candidatos com pelo menos 75% das respostas corretas. Serão oferecidas duas tentativas para a aprovação. |
Data | De 18-11-2020 Até 30-12-2020 |
---|---|
Instruções de inscrição | Para formalizar a inscrição deve submeter o formulário disponível em www.ademi.pt. O NIB para efetuar o pagamento será enviado oportunamente para o e-mail fornecido no formulário. Os dados de acesso ao Curso serão enviados somente após o envio de comprovativo de pagamento para eventoscmin@gmail.com. Link para formulário de inscrição: |
Formulário de inscrição | https://www.ademi.... |
Valor | Inscrição com Avaliação: 150€; Inscrição sem Avaliação: 130€ |