Neste módulo estimula-se a reflexão crítica (auto e
hétero) sobre a complexa realidade do diálogo e da comunicação. A incursão
inicial é principalmente levada a acabo no plano existencial e das relações
quotidianas. Mas são feitas projeções na realidade das interações
professor-estudante e nas outras relações interpessoais em meio académico.
Sessões síncronas
26 outubro - 10h00 às 11h30
02 novembro - 10h00 às 11h30
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | b-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | - Avaliar criticamente as fragilidades e virtudes pessoais em relação ao diálogo e à comunicação - Observar com mais cuidado e atenção os espaços de diálogo (ou falta dele) no contexto universitário. - Desenvolver algumas competências ‘quase-técnicas’ de escuta, diálogo e comunicação |
---|---|
Competências | - Robustecer a perceção crítica sobre fragilidades e potencialidades pessoais na área do diálogo e da comunicação. - Melhorar as performances pessoais de escuta, diálogo e comunicação. |
O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.
É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP).
É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.