Ir para o conteúdo principal
AcademiaUP
  • Cursos
  • Português - Portugal ‎(pt)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • Utilizador não autenticado (Entrar)

Aprendizagem assente no desenvolvimento de projetos de investigação

Fechado

Entrar
  • Resumo
  • Data
  • Informação geral
  • Descrição detalhada
  • Equipa
  • Inscrições & Candidaturas
Entrar
Categoria : Reitoria Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto

Curso

  • Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto

Resumo

Este módulo dá conta de um modelo educativo para o envolvimento do grupo turma num projeto coletivo de investigação de forma colaborativa, com o objetivo de assegurar a aprendizagem de metodologias de investigação e de racionalidades que suportam a produção de conhecimento científico. Assente numa metodologia de projeto (PBL), de orientação colaborativa, que consiste em proporcionar o envolvimento de estudantes num processo de investigação nas suas componentes epistemológicas, metodológicas e de métodos, baseadas na simultaneidade de uma prática investigativa. Ensinar a investigar num contexto de 1.º ciclo em UC semestrais é desafiante e este para ser uma estratégia que permite aprendizagens significativas em termos de conteúdos ao mesmo tempo que competências interculturais, comunicacionais e de gestão e liderança se podem desenvolver. Este modelo permite que a turma funcione como uma comunidade de investigação, da qual o docente faz parte, que aprende a gerir o desenvolvimento de um processo de investigação. A dinâmica em torno de um propósito coletivo permite mobilizar o capital social “bridging” pois desenvolvem-se relações entre pares para além dos interesses individuais. 


Sessões síncronas

11 janeiro - 10h00 às 11h00


12 janeiro - 10h00 às 11h00


17 janeiro - 10h00 às 11h00

Data

De 10-01-2022 Até 21-01-2022

Informação geral

Idioma PT
TipoLivre
Regimee-learning
TutoriaSim
Horas de estudo4h
CertificadoSim

Descrição detalhada

Objetivos- Descrever um modelo pedagógico assente no envolvimento de estudantes num projeto de investigação coletivos;

- Discutir formas de aprendizagem colaborativa e transformativa na linha de Brufee;

- Identificar as fases distintas da abordagem PBL;

- Avaliar o impacto das experiências pedagógicas desta abordagem.

CompetênciasApós a frequência deste módulo, os/as fomandos/as devem ser capazes de:

- Desenharem uma proposta que assenta em PBL para implementação na turma.

- Identificarem diferentes competências que estudantes podem desenvolver a partir do seu envolvimento em métodos pedagógicos ativos.

- Saberem avaliar o impacto desta estratégia aprendizagem do que é investigar.
Programa1. Modelo pedagógico assente a aprendizagem a partir do envolvimento em projeto de investigação;
2. A aprendizagem colaborativa, invisível e transformativa na linha de Brufee e Moravec;
3. As fases distintas da abordagem PBL
4. Avaliação de impacto das experiências pedagógicas desta abordagem.
Avaliaçãon/a

Equipa

Sofia Marques da Silva Sofia Marques da Silva
 

Inscrições & Candidaturas

Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Inovação Educativa