Este módulo dá conta de um modelo educativo para o envolvimento do grupo turma num projeto coletivo de investigação de forma colaborativa, com o objetivo de assegurar a aprendizagem de metodologias de investigação e de racionalidades que suportam a produção de conhecimento científico. Assente numa metodologia de projeto (PBL), de orientação colaborativa, que consiste em proporcionar o envolvimento de estudantes num processo de investigação nas suas componentes epistemológicas, metodológicas e de métodos, baseadas na simultaneidade de uma prática investigativa. Ensinar a investigar num contexto de 1.º ciclo em UC semestrais é desafiante e este para ser uma estratégia que permite aprendizagens significativas em termos de conteúdos ao mesmo tempo que competências interculturais, comunicacionais e de gestão e liderança se podem desenvolver. Este modelo permite que a turma funcione como uma comunidade de investigação, da qual o docente faz parte, que aprende a gerir o desenvolvimento de um processo de investigação. A dinâmica em torno de um propósito coletivo permite mobilizar o capital social “bridging” pois desenvolvem-se relações entre pares para além dos interesses individuais.
Sessões síncronas
11 janeiro - 10h00 às 11h00
12 janeiro - 10h00 às 11h00
17 janeiro - 10h00 às 11h00
Language | PT |
---|---|
Type | Open |
Study method | e-learning |
Tutoring | Yes |
Study hours | 4h |
Certificate | Yes |
Learning Outcomes | - Descrever um modelo pedagógico assente no envolvimento de estudantes num projeto de investigação coletivos; - Discutir formas de aprendizagem colaborativa e transformativa na linha de Brufee; - Identificar as fases distintas da abordagem PBL; - Avaliar o impacto das experiências pedagógicas desta abordagem. |
---|---|
Competencies | Após a frequência deste módulo, os/as fomandos/as devem ser capazes de: - Desenharem uma proposta que assenta em PBL para implementação na turma. - Identificarem diferentes competências que estudantes podem desenvolver a partir do seu envolvimento em métodos pedagógicos ativos. - Saberem avaliar o impacto desta estratégia aprendizagem do que é investigar. |
Programme | 1. Modelo pedagógico assente a aprendizagem a partir do envolvimento em projeto de investigação; 2. A aprendizagem colaborativa, invisível e transformativa na linha de Brufee e Moravec; 3. As fases distintas da abordagem PBL 4. Avaliação de impacto das experiências pedagógicas desta abordagem. |
Assessment method | n/a |