Skip to main content
AcademiaUP
  • Courses
  • English ‎(en)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • You are not logged in. (Log in)

Aprendizagem assente no desenvolvimento de projetos de investigação

Closed

Log in
  • Course summary
  • Date
  • General information
  • Course details
  • Teachers
  • Registration
Log in
Category : Reitoria Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto

Course unit from

  • Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto

Course summary

Este módulo dá conta de um modelo educativo para o envolvimento do grupo turma num projeto coletivo de investigação de forma colaborativa, com o objetivo de assegurar a aprendizagem de metodologias de investigação e de racionalidades que suportam a produção de conhecimento científico. Assente numa metodologia de projeto (PBL), de orientação colaborativa, que consiste em proporcionar o envolvimento de estudantes num processo de investigação nas suas componentes epistemológicas, metodológicas e de métodos, baseadas na simultaneidade de uma prática investigativa. Ensinar a investigar num contexto de 1.º ciclo em UC semestrais é desafiante e este para ser uma estratégia que permite aprendizagens significativas em termos de conteúdos ao mesmo tempo que competências interculturais, comunicacionais e de gestão e liderança se podem desenvolver. Este modelo permite que a turma funcione como uma comunidade de investigação, da qual o docente faz parte, que aprende a gerir o desenvolvimento de um processo de investigação. A dinâmica em torno de um propósito coletivo permite mobilizar o capital social “bridging” pois desenvolvem-se relações entre pares para além dos interesses individuais. 


Sessões síncronas

11 janeiro - 10h00 às 11h00


12 janeiro - 10h00 às 11h00


17 janeiro - 10h00 às 11h00

Date

From 10-01-2022 To 21-01-2022

General information

Language PT
TypeOpen
Study methode-learning
TutoringYes
Study hours4h
CertificateYes

Course details

Learning Outcomes- Descrever um modelo pedagógico assente no envolvimento de estudantes num projeto de investigação coletivos;

- Discutir formas de aprendizagem colaborativa e transformativa na linha de Brufee;

- Identificar as fases distintas da abordagem PBL;

- Avaliar o impacto das experiências pedagógicas desta abordagem.

CompetenciesApós a frequência deste módulo, os/as fomandos/as devem ser capazes de:

- Desenharem uma proposta que assenta em PBL para implementação na turma.

- Identificarem diferentes competências que estudantes podem desenvolver a partir do seu envolvimento em métodos pedagógicos ativos.

- Saberem avaliar o impacto desta estratégia aprendizagem do que é investigar.
Programme1. Modelo pedagógico assente a aprendizagem a partir do envolvimento em projeto de investigação;
2. A aprendizagem colaborativa, invisível e transformativa na linha de Brufee e Moravec;
3. As fases distintas da abordagem PBL
4. Avaliação de impacto das experiências pedagógicas desta abordagem.
Assessment methodn/a

Teachers

Sofia Marques da Silva Sofia Marques da Silva
 

Registration

Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Inovação Educativa