A transformação dos métodos pedagógicos causada pelo ensino remoto de emergência, adotado para responder aos confinamentos impostos pela pandemia, trouxe à evidência os problemas e o potencial das práticas de ensino e aprendizagem que passaram a ser habitualmente conhecidas como “ensino híbrido”. À experiência (tanto positiva como negativa) assim adquirida acrescenta-se a transformação legislativa aprovada pelo Decreto-Lei 133/2019, que permitiu a acreditação de ciclos de estudos ministrados a distância. Esta sessão de formação convida os participantes a experimentar um modelo “flipped-classroom” adaptado à deslocalização da prática letiva, centrado na sala de aulas, mas independente dela, que tem por objetivo proporcionar uma experiência educativa de qualidade, qualquer que seja o palco em que se situa cada ator (presencial / distância). Para além de se apresentar a organização técnico-pedagógica subjacente ao modelo proposto, que será usado para ministrar a própria sessão, será também promovida uma reflexão sobre as suas virtudes e limitações.
Sessão síncrona
16 dezembro - 09h00 às 12h00
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 4h |
Certificado | Sim |
Objetivos | Sensibilizar os participantes para as limitações do modelo educativo tradicional, de natureza expositiva e centrado na sala de aulas. Experimentar e discutir um modelo alternativo que alia os métodos “flipped-classroom” à deslocalização das atividades de ensino e aprendizagem. |
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Competências | Explicar as limitações do modelo educativo tradicional face à transformação pedagógica causada pelos desenvolvimentos tecnológicos e legislativos. Desenhar práticas pedagógicas que promovam a inclusividade dos atores no palco educativo independentemente do regime de participação (presencial ou a distância). Criar conteúdos de e-learning que apoiem a reforma do modelo educativo . |