A comunicação oral inclui formas linguísticas (verbal e para verbal) e não linguísticas (também conhecidas como não-verbais). A comunicação oral é uma das competências mais importantes para o trabalho de um docente. Neste módulo, serão abordados, de forma abrangente, os princípios fundamentais de falar em público e serão dadas linhas orientadoras de como criar uma comunicação oral eficaz. O programa inclui instruções inovadoras e disciplinares para ajudar os docentes a aperfeiçoar os seus estilos pessoais de comunicação oral em ambiente de sala de aula.
Sessões síncronas
24 janeiro -12h00 às 13h00
27 janeiro -12h00 às 13h00
31 janeiro -12h00 às 13h00
08 fevereiro -12h00 às 13h00
18 fevereiro -12h00 às 13h00
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | Os principais objetivos são: - discutir a importância de transmitir conhecimento oralmente; - explicar as várias formas de fazer o suporte visual de uma comunicação oral; - explorar as componentes da comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal; - estimular a autorreflexão da pessoa enquanto comunicador. |
---|---|
Competências | No final os docentes devem mostrar conhecimento e competência sobre: - a importância da comunicação oral; - a estrutura de uma comunicação oral; - as técnicas de uma apresentação oral; - as questões éticas e legais da comunicação oral, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria; - construir o suporte visual de uma comunicação oral; - comunicar oralmente os resultados científicos. |
Programa | 1. Preparação dos slides de uma apresentação O uso dos slides em apresentações orais; A estrutura de uma apresentação com slides; Os elementos visuais numa apresentação oral O modelo Cor Tipografia Palavras Tabelas Gráficos Diagramas Fotografias As animações e transições 2. A entrega da apresentação A linguagem verbal A linguagem não-verbal 3. Preparação de uma apresentação sem slides 4. As questões éticas e legais da comunicação oral |
Avaliação | Numa primeira fase, será pedido a cada docente para gravar um vídeo de 3 minutos sobre um tema à sua escolha e numa segunda fase será pedido para gravar outro vídeo com a mesma apresentação, mas com uma duração de 30 segundos. Os dois vídeos serão avaliados pelo docente, pelo próprio e pelos seus colegas. |