O Curso de Especialização em Oclusão, Distúrbios Temporomandibulares e Parafunções Orofaciais tem um plano de estudos que reflete a etiologia multifatorial das patologias em estudo, bem como o tratamento multidisciplinar dessas mesmas patologias.
É fundamental conhecer a anatomia e fisiologia dos órgãos e estruturas, para depois se poder estudar as suas patologias e efetuar um diagnóstico e o consequente plano de tratamento, baseados, sempre que possível, na evidência científica.
Num contexto mais geral, abordar-se-ão a anatomia da cabeça e pescoço e a fisiologia muscular e nervosa.
Nesta perspetiva, estudar-se-á a oclusão dentária nos seus vários aspetos, bem como a sua relação, fundamental, com a articulação temporomandibular (ATM), para entender a biomecânica dentária e a importância dos determinantes anteriores e posteriores da oclusão.
A ATM, como estrutura fundamental, atuando como charneira do complexo crânio-cérvico-mandibular (CCCM), entendido como uma unidade biomecânica esquelética que engloba a cabeça, mandíbula e coluna cervical, estruturas em que existe uma interdependência funcional, será estudada nas suas várias vertentes, desde a anatomia e fisiologia, à complexa biomecânica, assim como a extensa e complexa patologia e o seu tratamento tanto conservador como irreversível.
A otorrinolaringologia, importante para efetuar diagnósticos diferenciais entre DTM e lesões do ouvido.
A medicina física e de reabilitação, essenciais no tratamento das apraxias linguais, na postura e na consequente hipertonia e hiperatividade dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular são outra área importante de estudo.
A acupunctura, uma modalidade de tratamento dos DTM com grande potencialidade e muito bem aceite pelos doentes.
A dor orofacial, nas suas vertentes aguda e crónica, será abordada numa perspetiva médico-dentária ampla e sempre em ambiente multidisciplinar (neurologia, psicologia, psiquiatria, otorrinolaringologia etc.) desde as cefaleias, às nevralgias. Serão também estudados os diagnósticos diferenciais entre estas entidades nosológicas e os DTM.
O estudo do sono, cada vez mais importante, numa perspetiva holística da doença. Nesta área serão abordados a roncopatia e a apneia obstrutiva do sono, nas suas várias vertentes. Será também abordado o papel do médico-dentista no diagnóstico e tratamento destes síndromes (obviamente, multidisciplinar – neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, psicologia).
A farmacologia e a terapêutica farmacológica, áreas importantíssimas no tratamento destas patologias. Estudar os vários grupos farmacológicos, as suas indicações e contraindicações é fundamental para o médico-dentista prescrever a medicação mais adequada para cada doente.
A fotografia quer extra, quer intraoral, cada vez mais importante no estudo e documentação dos casos clínicos.
Os meios auxiliares de diagnóstico das várias patologias em estudo e a sua importância no diagnóstico final, bem como na documentação dos casos clínicos.
Idioma | PT |
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Tipo | Especialização |
Regime | e-learning |
Tutoria | Não |
Duração | 52 |
Horas de estudo | 15 horas / semana |
Destinatários | Médicos Dentistas |
Certificado | 60 ECTS |
Requisitos | Para a frequência no curso o aluno necessitará de: Computador com acesso à Internet; Microfone; Webcam; Articulador semi-ajustável com arco facial; Material clínico |
Objetivos | Os principais objetivos do Curso de Especialização em Oclusão, Distúrbios Temporomandibulares e Parafunções Orofaciais são: - Domínio dos conhecimentos de Oclusão, ATM, Dor Orofacial (DOF), Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e Parafunções Orofaciais para efetuar um correto diagnóstico de patologias do complexo crânio-cérvico-mandibular (CCCM). - Capacitar os estudantes para uma correta planificação terapêutica baseada na evidência, integrando uma equipa multidisciplinar. - Incentivar os estudantes a desenvolver competências profissionais ao longo da vida. - Promover o espírito crítico, incentivando os estudantes a desenvolver a capacidade independente de elaborar trabalhos científicos sobre Oclusão, Distúrbios Temporomandibulares e Parafunções Orofaciais. |
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Competências | O estudante deverá ser competente no diagnóstico dos DTM e parafunções orofaciais e na elaboração de um correto plano de tratamento e para esse efeito deverá: - Ter os conhecimentos e domínio dos conceitos anatomo-fisiológicos do CCCM. - Ter conhecimentos teóricos para um correto diagnóstico dos DTM e seus diagnósticos diferenciais. - Ser competente na prescrição de exames auxiliares de diagnóstico. - Ser competente na elaboração de planos de tratamento de doentes com distúrbios do CCCM, integrando uma equipa multi-disciplinar. - Ter conhecimentos de alguns dos procedimentos laboratoriais utilizados. - Ser competente na aplicação de conhecimentos adquiridos, desde o diagnóstico à reabilitação oral, utilizando o articulador semi-ajustável para planeamento dos casos clínicos. - Ser competente para contribuir de forma ativa para a comunidade científica através da elaboração de artigos e comunicações científicas. |
Programa | Anatomofisiologia do complexo crânio cérvico mandibular Imagiologia da articulação temporomandibular Meios Auxiliares de Diagnóstico nos Distúrbios Temporomandibulares Técnicas Laboratoriais I Patologias do Complexo Crânio-Cérvico-Mandibular Técnicas Laboratoriais II Roncopatia e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono Terapêutica dos Distúrbios Temporomandibulares Reabilitação oral |
Avaliação | Avaliação teórica Método de avaliação contínua através da realização de um teste escrito no final de cada unidade curricular com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. A classificação teórica final obtém-se através do somatório das classificações dos testes a dividir pelo nº de testes. Avaliação prática A avaliação da componente prática será feita nas unidades curriculares de Técnicas laboratoriais I e II. Os estudantes deverão efetuar um vídeo, com todas as etapas, da montagem de modelos, num articulador semi-ajustável. Obterão aprovação às unidades com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores no trabalho efetuado. Avaliação final Obtém-se através do somatório das classificações teórica e prática a dividir por dois. - Uma classificação negativa no teste de uma ou mais das unidades curriculares, ou na avaliação prática implica efectuar um exame final relativo aos conteúdos programáticos das respetivas unidades curriculares. Obterão aprovação com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. - A melhoria de classificação só é possível para os estudantes que tiveram classificação positiva em todas as Unidades Curriculares. Será efectuada através de um exame final sobre todos os conteúdos programáticos. |
Contactos | Unidade de Gestão Académica - Pós-Graduação Dr.ª Carla Pinto / Amélia Gonçalves Telefone FMDUP: +351 220 901 100 - Extensão 201 Telefone Direto FMDUP: +351 220 901 111 E-mail: masgoncalves@fmd.up.pt |
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