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Comunicar ciência - Ciências da vida e da saúde (5ª Edição)

Fechado

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  • Inscrições & Candidaturas
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Categoria : Ciências Biomédicas

Resumo

A comunicação dos resultados de investigação representa uma componente fundamental no trabalho dos investigadores. Alguns dos benefícios da comunicação da pesquisa científica são:

  • a validação da pesquisa;
  • a evolução na carreira;
  • o aumento da credibilidade e da visibilidade;
  • o aumento das oportunidades de colaboração com outros grupos de trabalho;
  • o aumento da possibilidade de angariar futuros financiamentos.
No entanto, as boas práticas de pesquisa bibliográfica e de escrita científica são frequentemente negligenciadas ou desconhecidas, principalmente por quem dá os primeiros passos na carreira científica, com reflexos negativos na sua produção a curto prazo e vícios de forma a longo prazo. Este curso tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas imprescindíveis para se comunicar ciência.

Data

De 12-10-2021 Para 01-08-2022

Informação geral

Idioma PT
TipoUnidade de formação contínua
Regimeb-learning
TutoriaSim
Duração14 semanas
Horas de estudo162 horas
DestinatáriosEstudantes e profissionais pré-/pós-graduados da área das ciências da vida e da saúde.
CertificadoAvaliação (6 ECTS)
RequisitosNecessita apenas de computador com acesso à Internet e EndNote instalado

Descrição detalhada

Objetivos• Discutir a importância de comunicar ciência na área das ciências da vida e da saúde;
• Definir as várias formas de comunicar ciência na era moderna;
• Ensinar a elaborar um poster;
• Explicar as várias formas de fazer o suporte visual de uma comunicação oral;
• Explorar as componentes da comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal;
• Discutir dobre a importância das formas atuais de comunicar ciência: fóruns, blogues, notícias jornalísticas, redes sociais;
• Estimular a autorreflexão da pessoa enquanto comunicador;
• Definir artigo científico;
• Elucidar sobre a existência de diferentes tipos de artigos científicos;
• Explicar a estrutura de artigos originais e de revisão;
• Esclarecer sobre o processo de submissão, do processo editorial e da revisão por pares dos artigos;
• Explorar a motivação e as frustrações subjacentes ao processo de publicação de um artigo científico;
• Discutir sobre o impacto da publicação de artigos e sobre o futuro do mesmo.
• Resumindo, o principal objetivo deste curso é a otimização das competências fundamentais à eficiente comunicação de ideias, factos e conclusões científicas através da linguagem falada e da linguagem escrita.
CompetênciasNo final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:

• a importância da comunicação científica;
• a escrita científica versus divulgação científica;
• a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
• as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
• as boas práticas de elaboração de um poster;
• a estrutura de uma comunicação oral;
• as técnicas de uma apresentação oral;
• as caraterísticas e particularidades da escrita científica;
• os diferentes tipos de artigos científicos;
• o processo editorial: seleção da revista; a submissão do artigo; a comunicação com os editores e revisores;
• os indicadores alternativos ao fator de impacto, sua importância, utilidade e limitações;
outras formas de comunicar a ciência.

No final os estudantes devem mostrar aptidão para:
• efetuar uma pesquisa bibliográfica;
• elaborar um poster;
• construir o suporte visual de uma comunicação oral;
• comunicar oralmente os resultados científicos;
• escrever um artigo científico de acordo com o modelo IMRaD: Introdução, Materiais e Métodos; Resultados e Discussão;
• escolher adequadamente os elementos do artigo cientifico: título, resumo, resumo ilustrado, palavras-chave, highlights, agradecimentos e material suplementar;
• utilizar o estilo e a gramática da escrita científica: as regras básicas de escrita; estilo, sintaxe e gramática; números a abreviaturas, referências bibliográficas;
• avaliar o fator de impacto e a importância relativa das publicações periódicas dentro de uma mesma área científica.
ProgramaComunicar Ciência I

Introdução
• O contexto histórico e social de comunicar ciência nas áreas das ciências da vida e da saúde
• Definir ciência na esfera pública
• Literacia científica
• O significado e importância de comunicar ciência na atualidade
• Os elementos contemporâneos de comunicar ciência
• Questões éticas e legais
 Distorção de dados
 Plágio
 Copyright
 Autoria

A pesquisa bibliográfica
• Pesquisa simples
• Pesquisa avançada
• Recolha da informação
 Guardar registos
 Enviar registos para o Endnote
• Pesquisa por citação
• Pesquisa por autor e instituição
• Análise de resultados
• Criação de alertas
• Obtenção dos documentos em texto integral
 As publicações assinadas pela U.Porto e pelo consórcio b-on
 As publicações acessíveis em acesso aberto
 Outras formas de obtenção de artigos

Elaboração e apresentação de um poster
• Análise da audiência
• O poster como um “resumo ilustrado”
• Os elementos estruturais de um poster
• Os elementos estéticos de um poster (tipo e o tamanho da letra; cor; organização do espaço; a seleção dos dados; o apresentador; os folhetos)
• As ferramentas disponíveis para elaboração de um poster
• Como apresentar um poster

Elaboração e apresentação de uma comunicação oral
• Análise da audiência
• A estrutura de uma comunicação oral
• Criar uma comunicação oral atrativa e eficaz
• O software disponível para criar o suporte visual de uma comunicação oral
• Técnicas de apresentação oral
• O dia da apresentação

Outras formas de comunicar ciência
• Uma breve viagem pelo mundo virtual

Comunicar Ciência II

Introdução à Escrita Científica
• Definição e características gerais de um artigo científico
• Tipos de artigos científicos
• A importância da publicação de artigos científicos na investigação
• A recompensa de publicar
• Como é que a escrita de um artigo científico pode ajudar no planeamento e execução de um projeto
• Escrita de um artigo: preparado para a viagem?
• O que é um bom artigo?

A escrita científica
• O ABC de bem escrever
• O ABC da escrita científica: Ser preciso
• O ABC da escrita científica: Ter poder de síntese
• O ABC da escrita científica: Ser claro

Estilo e gramática
• Regras básicas de escrita
• Estilo, sintaxe e gramática
• Números e abreviaturas
• Revisão do manuscrito

Escrever um artigo original
• Estrutura de um artigo original
• O título: cartão de visita do artigo
• O resumo: informação essencial
• O resumo ilustrado: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras
• Palavras chave: Como podem encontrar o meu artigo
• Highlights: Pare e leia
• A introdução: o background dos objetivos de estudo
• Os métodos: o que fizemos?
• Os resultados: o que encontramos?
• Discussão: o que os nossos resultados significam?
• As conclusões: passado, presente e futuro
• As referências
• Agradecimentos
• Financiamento
• Conflito de interesses

Escrever um artigo de revisão
• Definição de artigo de revisão
• O que é um bom artigo de revisão?
• O outline para um artigo de revisão
• A estrutura de um artigo de revisão

Como publicar um artigo
• Escolher o jornal mais adequado
• A audiência alvo, linguagem e o acesso aberto
• O fator de impacto
• Preparar um artigo para submissão
• A carta de apresentação
• A validação
• Submissão online
• O processo editorial
• O processo de revisão pelos pares
• Os critérios editoriais de decisão
• Responder aos revisores.
• Os aspetos éticos da publicação científica
• Autoria: International Committee of Medical Journal Editors criteria.
AvaliaçãoComunicar Ciência I e II
Realização e apresentação de um projeto que consiste num conjunto de tarefas elaboradas ao longo da unidade curricular – 60%
Avaliação contínua – 40%

Equipa

Paula Cristina Paulo Videira da Silva Paula Cristina Paulo Videira da Silva
 

Inscrições & Candidaturas

Instruções de inscriçãoCritérios de seriação
Os candidatos que cumpram as condições de acesso fixadas serão selecionados da seguinte forma:
1º critério: Estudantes inscritos em ciclos de estudos das áreas das ciências da vida e da saúde – 60 pontos.
Subcritérios:
Estudantes de programas doutorais - 60 pontos
Estudantes de mestrados e dos 4.º ao 6.º ano de mestrados integrados - 50 pontos
Estudantes de licenciaturas - 40 pontos.
2º critério: Licenciados, mestres e/ou doutores nas áreas das ciências da vida e da saúde - 30 pontos.
Subcritérios:
Doutorados - 30 pontos
Mestres - 20 pontos
Licenciados - 10 pontos.

Em caso de empate, será considerada a melhor média da formação obtida até ao momento (1.º critério) / do grau com que se candidata (2.º critério).

Documentos necessários para candidatura
Curriculum vitae
Certificado de habilitações ou comprovativo de inscrição no curso.

Contactos
Para informações sobre candidaturas ou inscrições p.f. contacte

Goreti Lobo
E-mail: mslobo@icbas.up.pt
Telf. 220428034

ou

Susana Cerveira
E-mail: smcerveira@icbas.up.pt
Telf. 220428034


Horário de Atendimento

- 10h00 - 12h00
- 14h00 - 15h30
ValorPropina:
Estudantes inscritos na U.Porto - 50€;
Estudantes Alumni - 75€;
Externos à U.Porto - 120€.
Os estudantes deverão efetuar o pagamento da totalidade da propina e do seguro escolar no ato da matrícula.

Nota: A partir do momento em que o candidato concretiza a matrícula, se aplicável, são sempre devidas as propinas, ainda que este, por uma qualquer razão já não tenha interesse em frequentar o curso. Se por qualquer motivo, no ato da matrícula, o candidato não proceder ao pagamento da propina, não fica isento do pagamento da mesma em caso de anulação, tenha ou não iniciado o curso.
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