Este módulo de formação tem como principal objetivo dotar os docentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias à criação de cursos de formação e/ou unidades curriculares em formato de e/b-learning.
Para assegurar que cada plano de formação a distância se apresente bem estruturado do ponto de vista pedagógico, antes da produção de qualquer conteúdo deve ter-se em consideração fatores determinantes, tais como: estrutura, esforço e investimento de tempo, duração e desenho pedagógico.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | 1. Planificar um curso/unidade/módulo para educação a distância; 2. Analisar e preencher um guião de planificação de conteúdos; 3. Preparar conteúdos e atividades. |
---|---|
Programa | 1. Planificar um curso para educação a distância 1.1 Produção de um curso/UC em formato e/b-learning: noções gerais 1.2 Guião de planificação 2. Construção de módulo de conteúdo semanal: guidelines 3. Modelo de interação/comunicação (ferramentas síncronas e assíncronas) |
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto integra a equipa do núcleo de tecnologias educativas onde apoia e dá formação a docentes que pretendam disponibilizar conteúdos pedagógicos de apoio ao ensino e aprendizagem, através das plataformas eletrónicas de e-learning e b-learning da Universidade.
Participa em projetos nacionais e internacionais nas áreas de aplicação das tecnologias educativas ao ensino e aprendizagem e aprendizagem ao longo da vida e tem interesse em áreas como desenho instrucional e educacional de projetos de ensino a distância, tutoria online e portefólios digitais.