A gestão da massificação do acesso ao ensino superior sublinha, nos dias de hoje, a necessidade de garantir a todos/as a qualidade da educação superior e, simultaneamente promover a inclusão, o bem-estar pessoal e profissional dos estudantes e graduados, e o desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade. A inclusão da diversidade e a resposta de qualidade aos desafios da sociedade contemporânea desafiam o trabalho docente em geral e as práticas de ensino em particular. Explicitar o que ensinar e porquê, estruturar, planificar, diferenciar e incluir permeiam a relação entre estudantes e docentes e relevam a importância da profissionalização da docência no ensino superior.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | b-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | - Sensibilizar para os principais desafios contemporâneos da pedagogia no ensino superior; - Apoiar a produção de competências de planificação e gestão curricular; - Integrar os desafios da pedagogia no ensino superior e as competências a adquirir no referencial mais vasto das transformações da profissão académica. |
---|---|
Competências | Os docentes depois de completarem este módulo devem ser capazes de: - Refletir sobre os principais desafios contemporâneos da pedagogia do ensino superior - Identificar diferentes abordagens à planificação e gestão curricular - Integrar os meios tecnológicos na planificação e gestão curricular - Mobilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre a pedagogia no ensino superior - Desenvolver um saber prático baseado na sua experiência com os/as seus/suas estudantes. |
Programa | 1. Características da profissão académica 1.1. As componentes de ensino, investigação e transferência do conhecimento 1.2. Resenha histórica e situação atual 2. Os desafios específicos da pedagogia: explicitar, organizar, promover; diferenciar e incluir 2.1. Explicitar intenções e estruturar o ensino-aprendizagem: a planificação 2.2. Promover o desenvolvimento pessoal e a integração social e no trabalho 2.3. A utilização de tecnologias no suporte, planificação e gestão do ensino/aprendizagem 2.4. Acolher a diversidade, diferenciar e incluir |
Avaliação | Breve reflexão sobre o trabalho e práticas docentes. |
PhD in Education Sciences (2010) of UPORTO. Post-doc in political coordination systems and implementation of European education policies - Faculty of Psychology and Education Sciences of UPORTO (FPCEUP).
Assistant Professor at FPCEUP and a researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of FPCEUP and collaborator researcher at the Centre for Research on Higher Education Policies (CIPES).
Research interests: sociology of education and education policy analysis, namely European education policies, higher education governance, and policy implementation. Expertise on topics related to innovation in teaching and learning, inclusion, and social justice. Published a number of influential works on European integration, governance, and the institutionalisation of a European dimension in education.