Este módulo visa sensibilizar os participantes para a diversidade de culturas na UP e mostrar como as questões da interculturalidade e acessibilidade são relevantes para os processos de ensino-aprendizagem inclusivos. Para tal, os participantes são convidados a (des-)construir as suas crenças e representações relativas à cultura, à identidade pessoal bem como ao contexto social e institucional de docentes e discentes.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | Mostrar como as questões da interculturalidade e acessibilidade são relevantes e como é essencial considerá-las para os processos de ensino-aprendizagem inclusivos. Sensibilizar os docentes para a diversidade no contexto do ensino superior e, especialmente, dos seus estudantes. Partilhar experiências entre docentes. Informar o docente e divulgar algumas ferramentas já existentes: i) o uso do próprio potencial do grupo, buddies, mentoria, ii) recurso a serviços específicos que podem ajudar (Braille), iii) partilha entre docentes das suas experiências em relação a estudantes com necessidades distintas. Mostrar recursos para a disponibilização de informação adequada ao contexto de ensino-aprendizagem de cada docente. |
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Programa | Reflexão sobre o significado de CULTURA. O modelo Iceberg segundo Hall. Modelos internos de referência que guiam os docentes. Sensibilização para a diversidade cultural na UP. Informação sobre recursos e serviços já existentes. Preparação de materiais específicos para os diferentes contextos. |
Avaliação | Breve reflexão sobre o trabalho e práticas docentes |
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês|Alemão e com um Curso de Especialização em Ciências Documentais, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão Universidade do Porto desde 1997. Participou como coordenadora nos seguintes projectos:
Coordenou entre 2011-13 em colaboração com a Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências e Faculdade de Letras e entre 2017-2020 em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o GTAEDES. – Grupo de trabalho para apoio de estudantes com deficiência no ensino superior e é membro convidado do Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura do Instituto Nacional para a Reabilitação
Áreas de investigação:
Formação inicial de professores de línguas; Didática do Alemão como Língua Estrangeira; Linguística Textual.
Qualifiações:
Doutoramento em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com uma tese sobre a competência textual de textos de especialidade na língua estrangeira, intitulada Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch: Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirisch-qualitative Untersuchung.
Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007): Textverstehen-Textverständlichkeit: Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrades eines Sachtexts für eine bestimmte Zielgruppe (am Beispiel der Textsorte "Zeitungsnachrichtentext").
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Zurique (Suíça). Tese: An Outsider within the British Literary Tradition: Eva Figes' Experimental Novels.
Ensino:
É docente de Alemão Língua Estrangeira, formadora de professores e supervisora no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Línguas na FLUP. Além disso, acompanha os estagiários na elaboração do seu relatório final de estágio.
Outras funções:
É membro da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Ensino do Inglês e Alemão /Francês / Espanhol no Ensino Básico 3º ciclo e no Ensino Secundário.
Desde março de 2016 é membro da Comissão Científica do Centro Linguístico da Universidade do Porto (CLUP).
Na sua qualidade de Regente é a responsável cientifica e pedagógica das unidades curriculares de Alemão como Língua Estrangeira (A1-B2) na FLUP desde 2016.
É vice-presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) desde 2011. É auditora de manuais de Alemão como Língua Estrangeira.