Neste módulo será abordada a utilização de jogos e de ludificação (gamification) nas aulas.
Os jogos são atividades que proporcionam um grau elevado de motivação, que pode ser utilizado nas atividades letivas para envolver os estudantes. Mas um jogo é também uma atividade de resolução de problemas, pelo que pode ser utilizado como um instrumento pedagógico de grande eficácia.
Com base em dinâmicas de aprendizagem, também baseadas em jogos, pretende-se que os participantes experienciem por si o envolvimento promovido por estas, para poderem criar atividades de aprendizagem para os seus estudantes.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 4h |
Certificado | Sim |
Objetivos | Este módulo pretende dar suporte aos docentes para o desenho das atividades letivas de forma lúdica. Para tal serão apresentados estudos de caso e técnicas simples de criação de alguns instrumentos pedagógicos. |
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Competências | No final da aprendizagem, os formandos serão capazes de: - Identificar diferentes abordagens lúdicas (Game / Play; game-based / gamified); - Desenvolver jogos simples para utilizar em aula (ou fora dela); - Desenhar percursos de aprendizagem ludificada (gamified). |
Programa | 1. Ludificação da aprendizagem 1.1. Game / Play; 1.2. Game-based / Gamified 2. Jogos na aprendizagem 2.1. Jogos competitivos 2.2. Jogos colaborativos 3. Ludificação (Gamification) |
Professor Universitário desde 1996 e investigador do INESC TEC (anterior INESC Porto), desde 1995, sendo atualmente o coordenador da área da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais.
A área científica da Computação Gráfica tem sido o foco de todo o seu percurso académico, realizado na FEUP, desde a sua licenciatura em 1994, passando pela dissertação de mestrado em "Integração de Som 3D em Simulação” em 1997, e a tese de doutoramento initulada "Modelação Expedita de Ambientes Urbanos Virtuais Baseada em Interoperabilidade e Contextualização Geoespacial" em 2006.
Concluiu as suas provas de agregação em 2018 apresentando a lição de síntese "Os desafios da Modelação Procedimental de Ambientes Urbanos" e a unidade curricular "Introdução à Programação Criativa".
Ao nível do Ensino, a sua carreira como Professor Universitário tem como foco principal o ensino da Computação Gráfica, dos Jogos Digitais e da Programação. É coautor do primeiro livro de Introdução à Computação Gráfica em língua portuguesa.
A sua atividade de investigação foca-se nas seguintes áreas:
É um dos chairs do ICGI 2021 - International Conference on Graphics and Interaction.
FEUP – Porto – Portugal.Foi um dos chairs locais da Comissão Organizadora das conferências EuroVis 2019, Eurographics 2016, SGAMES 2016 e do 13º EPCG. Foi também um dos organizadores do 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos.