A docência é uma atividade ocupacional altamente dependente da realização vocal. Os professores são o grupo de profissionais da voz que regista a maior incidência de patologia vocal, situação que pode condicionar o seu bem-estar pessoal e profissional. Tem sido reportada a importância da formação dos docentes nesta área, com o intuito de prevenir alterações vocais e/ou de minimizar as suas repercussões. Formação adequada em saúde e técnica vocal possibilita a deteção precoce de comportamentos vocais desadequados por parte do próprio professor e a adoção de condutas mais favoráveis à saúde vocal. Esta ação permitirá que os professores conheçam o mecanismo básico implicado na produção vocal e algumas técnicas importantes para otimizar a utilização da voz, contribuindo para melhorar o desempenho comunicativo e o bem-estar na atividade docente. A metodologia adotada será teórico-prática.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Horas de estudo | 3h |
Certificado | Não |
Objetivos | Melhorar o conhecimento sobre o mecanismo de produção vocal; Contribuir para uma perspetiva multidimensional da voz; Desenvolver a consciência corporal e a compreensão da relação corpo-voz; Diminuir o esforço vocal associado à profissão docente; Desenvolver flexibilidade e resistência vocais para a prática ocupacional; Conhecer práticas de aquecimento e desativação vocal. |
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Competências | Identificar os principais componentes do aparelho fonador e seu funcionamento integrado para produzir voz; Adotar comportamentos vocais saudáveis; Reconhecer sinais de risco/alerta de patologia vocal; Realizar e automonitorizar técnicas vocais, compreendendo o seu objetivo e benefício; Realizar práticas de aquecimento e desativação vocal no dia-a-dia. |
Programa | Sessão 1 (Teórico-prática): Conceito de voz. Relação corpo-voz. Definição de profissional da voz. Aparelho fonador e mecanismo de produção vocal. Fatores de risco de patologia vocal. Sinais e sintomas de disfonia. Procedimentos de higiene vocal. Sessão 2 (Teórico-prática): Práticas vocais – respiração, fonte sonora, articulação, ressonância e projeção vocal. Aquecimento e desativação vocal. |