Nunca como agora os recursos digitais e as plataformas de ensino a distância estiveram tão presentes no quotidiano de docentes e estudantes. As mudanças introduzidas pelo aparecimento da COVID19 traduziram-se numa oportunidade para docentes e estudantes partilharem ativamente novas abordagens pedagógicas e aprendizagens a partir de casa. Apesar do uso de plataformas de ensino a distância, como complemento às aulas presenciais, ser já recorrente nas instituições de ensino, nem todos os docentes e estudantes se encontravam preparados para uma mudança tão repentina, tanto ao nível dos recursos tecnológicos, como ao nível das práticas pedagógicas.
Neste contexto, o vídeo enquanto recurso educativo reafirma a sua popularidade, desafiando ainda mais o papel tradicional do docente quanto ao modo de comunicação do conhecimento e dos conteúdos das aulas. O vídeo enquanto recurso educativo têm o potencial de comunicar informação complexa, de um modo mais motivador, criando experiências de aprendizagem mais enriquecedoras e interativas. Outros recursos e ferramentas digitais, como quadros interativos, tablets, telemóveis e plataformas de videoconferência, fazem parte da nova conjuntura e contribuem para uma maior interação entre estudantes e docentes, mesmo que a partir de casa.
Embora alguns docentes tenham já adotado o vídeo como ferramenta educativa, ainda existem alguns que não adquiriram competências, experiência ou confiança suficientes, para ensinar eficazmente através do vídeo. Na verdade, ensinar em frente a uma câmara, requer um ajustamento das práticas de ensino estabelecidas e o desenvolvimento de um novo conjunto de competências de ensino-aprendizagem.
Cada vez mais, docentes e estudantes são chamados a assumirem o papel de produtores de recursos vídeo tendo que se familiarizar com a tecnologia e todo o processo de produção de vídeo educativo. O primeiro desafio passa pela forma como o vídeo vai ser produzido, uma vez que, um produto de boa qualidade, vai influenciar o modo de receção da mensagem e de apreensão de conteúdos. Daí a necessidade de se adequar o tipo de vídeo, ao seu uso no contexto educativo, e de se iniciar o processo de produção do vídeo com um planeamento exaustivo de todas as suas etapas.
Este curso tem como objetivo desenvolver competências ao nível da produção de vídeo educativo com critérios de qualidade, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Serão abordados diferentes tipos de vídeo e a sua utilização em contexto de ensino-aprendizagem e algumas boas práticas a adotar durante a gravação de um vídeo. Por último, serão referidas formas de publicação e disponibilização do vídeo educativo pelas diferentes plataformas de ensino a distância.
Language | PT |
---|---|
Type | Open |
Study method | e-learning |
Tutoring | No |
Duration | 4 semanas |
Study hours | Cerca de 16 horas |
Target audience | Docentes, técnicos, investigadores e estudantes que produzam vídeo educativo. |
Certificate | Certificado de participação |
Requirements | Computador e acesso à internet |
Learning Outcomes | Dotar docentes com novas competências para a produção de vídeo educativo. Sensibilizar docentes e estudantes para as questões da qualidade na produção de conteúdos e gravação de vídeo. Identificar e selecionar o tipo de vídeo mais apropriado para cada momento de ensino e/ou conteúdo. Conhecer as diferentes etapas e promover as boas práticas a adotar na gravação vídeo. Identificar e avaliar a melhor forma de publicação e disponibilização do vídeo educativo. |
---|---|
Competencies | No final do curso os formandos adquiriram as seguintes competências: Ter consciência da importância de produzir vídeo educativo de qualidade. Identificar os diferentes tipos de vídeos e a aplicação correspondente no contexto de ensino-aprendizagem. Compreender a importância do planeamento da produção de um vídeo. Reconhecer como a preparação do texto e do guião podem influenciar a qualidade do vídeo final. |
Programme | Módulo 0 – Introdução 0.1 Apresentação do curso Módulo 1 - Tipos de vídeos educativos, vantagens e utilização 1.1 O vídeo como estratégia de ensino e aprendizagem 1.2 Vantagens de produzir vídeos de qualidade 1.3 Tipos de vídeos educativos e sua utilização 1.4 A produção de vídeo em casa e no estúdio Módulo 2 – Etapas e boas práticas da gravação vídeo 2.1 Planeamento da narrativa e guião 2.2 Boas práticas na gravação vídeo 2.2.1 Escala de planos de gravação 2.2.2 Aspetos práticos e de performance Módulo 3 – Publicação e disponibilização do vídeo educativo 3.1 Publicação nos sistemas de gestão de aprendizagem 3.1.1 Publicação no Moodle e Academia.UP 3.1.2 Publicação nas plataformas do tipo MOOC (NAU, MiríadaX Módulo 4 – Consolidação e avaliação dos conhecimentos 4.1 Revisão e leituras finais 4.2 Questionário de avaliação 4.3 Feedback do curso |
Assessment method | Cada módulo terá um teste formativo para que cada formando possa testar conhecimentos. No final do curso será realizado um teste final. |