O módulo procura abordar as aulas de orientação tutorial enquanto instrumento facilitador do reforço de interação entre docente e discentes, entendendo esse reforço como fundamental quer para monitorizar o grau de efetiva comunicação e transmissão alcançadas pelo processo de ensino/aprendizagem, quer como proporcionador de um espaço onde seja mais fácil ao estudante manifestar as suas reflexões, motivações e interesses.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Duração | 6h |
Certificado | Sim |
Objetivos | - Compreender a importância da interação direta em sala de aula; - Discutir criticamente a necessidade de proporcionar aos estudantes momentos efetivos de comunicação das suas aquisições, dúvidas e reflexões; - Sumariar informação sobre algumas estratégias capazes de potenciar a interação em sala de aula, bem como a autonomia e a auto-reflexão dos estudantes. |
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Competências | - Refletir criticamente sobre as aulas de OT enquanto espaço de interação pedagógica; - Desenvolver competências do ponto de vista da utilização/elaboração de materiais didáticos potenciadores de diálogo e debate na sala de aula. |
Programa | 1. A diversidade de entendimentos acerca do que sejam aulas OT 1.1. A valorização das aulas OT enquanto espaços de fórum e discussão 2. A exploração de textos e filmes como estratégia de consolidação de conhecimentos e do desenvolvimento de espirito crítico e autonomia intelectual |
Avaliação | n/a |
Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Investigadora integrada do IS-UP – Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, na linha de investigação: Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais que integra o grupo de investigação: Recomposições Sociais, Cultura e Território. Investigadora colaboradora do CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Leciona Unidades Curriculares em diferentes Ciclos de Estudos (Licenciatura em Sociologia, Mestrado em Museologia, Mestrado em Estudos Africanos e Mestrado em História e Património, Doutoramento em Estudos do Património), sendo presentemente membro das respetivas comissões científicas do Mestrado em Museologia e do Doutoramento em Estudos do Património, bem como do conselho científico do IS-UP. Integra a equipa de investigação do Projeto REduF – Raízes da Educação para o Futuro (refª. PT/DC/CED-EDG/30342/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e votado à promoção do desenvolvimento sustentável a partir do estudo e valorização da herança cultural como recurso endógeno. Orientou mais de três dezenas de Dissertações de Mestrado e cinco Teses de Doutoramento concluídas. Orienta presentemente mais cinco Teses de Doutoramento, todas cruzando tópicos relacionados com os seus interesses nas áreas da museologia, seus discursos e descolonização, cultura material e desenvolvimento sustentável, ou o potencial cruzamento das artes plásticas na curadoria participada dos patrimónios.
Após a licenciatura em Antropologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), realizou curso de Mestrado em Antropologia, especialização em Etno-museologia, na Universidade do Minho e Doutoramento em Antropologia das Sociedades Complexas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com a tese intitulada Novos Consumos e Identidades em Portugal. Uma Perspetiva Antropológica (2008) da qual resultou a publicação de dois livros: Experiências de Consumo - Estudos de caso no interior da Classe Média (2009; 226 p. e ISBN: 978-989-8265-00-5) e O Consumo para os Outros: os Presentes como Linguagem de Sociabilidade (2011, 202 p. e ISBN: 978-989-8265-50-0).