Skip to main content
AcademiaUP
  • Courses
  • English ‎(en)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • You are not logged in. (Log in)

Gestão de conflitos e negociação

Closed

Log in
  • Course summary
  • Date
  • General information
  • Course details
  • Teachers
  • Registration
Log in
Category : Reitoria Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto (2ªedição)

Course unit from

  • Introdução à docência universitária - ciclo de formações da U.Porto (2ªedição)

Course summary

Este módulo
aborda os processos contextuais e psicossociais inerentes a situações de
conflito e de negociação.
Neste módulo iremos:
1) definir o conceito de
“conflito”, quais os processos inerentes a situações de conflito e quais as
suas fases;
2)  distinguir entre
conflitos construtivos e destrutivos;
3) abordar os vários estilos de gestão de
conflitos e estratégias de resolução;
4) aprofundar as estratégias relacionadas
com o processo de negociação; 
5) explorar o impacto das diferenças de poder
entre as partes no próprio processo e gestão de conflito.


Date

From 26-04-2022 To 09-05-2022

General information

Language PT
TypeOpen
Study methode-learning
TutoringYes
Duration6h
CertificateYes

Course details

Learning Outcomes: Os objetivos gerais deste módulo são: 1) compreender o conceito, como se desenvolve e progride, e quais as consequências do conflito; 2) identificar, analisar e refletir sobre estratégias eficazes de gestão de conflito e de negociação; 3) compreender os processos psicossociais associados a situações de conflito e de estratégias de gestão e resolução de conflito.
CompetenciesOs formandos devem ser capazes de adquirir competências em: 1) reconhecer os diferentes tipos de conflito, causas e fontes de conflito; 2) compreender como se desenvolve o conflito; 3) Reconhecer os aspetos positivos e os negativos do conflito; 4) reconhecer situações de conflito enquanto oportunidades de mudança e crescimento; 5) identificar e refletir sobre estratégias eficazes e saudáveis de gestão de conflitos; 6)Identificar e refletir sobre o processo de negociação; 7) reconhecer os princípios fundamentais para uma negociação eficaz; 8) compreender os processos psicossociais associados ao abuso de poder e com a obediência à autoridade.
ProgrammeI. Definição de conflito: diferentes tipos de conflito (intrapessoais, interpessoais, intragrupais, intergrupais; conflito horizontal e vertical) e fontes de conflito (Daniel Katz)
II. O processo e as fases do conflito (Louis R. Pondy): A escalada do conflito (Modelo de Friedrich Glasl) e fatores que contribuem para a escalada do conflito
III. Conflitos construtivos (funcionais) e destrutivos (disfuncionais): O conflito como uma oportunidade e custos de um conflito mal/não resolvido
IV. Estilos de gestão de conflitos (Modelo de Thomas-Kilmamn): Estratégias de resolução de conflito e Habilidades essenciais para gerir um conflito eficazmente
V. Estádios do processo de negociação: Estratégias de negociação (integrativa, distributiva); O método de negociação baseada em princípios (Principled negotiation – The Harvard Approach; Roger Fisher e William Ury)
VI. Diferenças de poder e conflito: Processos psicossociais associados com o abuso de poder e obediência/submissão à autoridade (Stanley Milgram, entre outros)
Assessment methodNão se aplica. Apenas iremos fornecer quizzes formativos, para que os formandos possam ir aferindo o seu grau de aquisição de conhecimento.

Teachers

Ana Catarina Neves de Sá Lopes Carvalho Ana Catarina Neves de Sá Lopes Carvalho
 
Isabel Maria Rocha Pinto Isabel Maria Rocha Pinto
 

Registration

Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Inovação Educativa