Ir para o conteúdo principal
AcademiaUP
  • Cursos
  • Português - Portugal ‎(pt)‎
    English ‎(en)‎ Português - Portugal ‎(pt)‎
  • Utilizador não autenticado (Entrar)

Comunicar ciência - Ciências da vida e da saúde (6ª Edição)

A decorrer

Entrar
  • Resumo
  • Data
  • Informação geral
  • Descrição detalhada
  • Equipa
Entrar
Categoria : Ciências Biomédicas

Resumo

A comunicação dos resultados de investigação representa uma componente fundamental no trabalho dos investigadores. Alguns dos benefícios da comunicação da pesquisa científica são:

  • a validação da pesquisa;
  • a evolução na carreira;
  • o aumento da credibilidade e da visibilidade;
  • o aumento das oportunidades de colaboração com outros grupos de trabalho;
  • o aumento da possibilidade de angariar futuros financiamentos.
No entanto, as boas práticas de pesquisa bibliográfica e de escrita científica são frequentemente negligenciadas ou desconhecidas, principalmente por quem dá os primeiros passos na carreira científica, com reflexos negativos na sua produção a curto prazo e vícios de forma a longo prazo. Este curso tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas imprescindíveis para se comunicar ciência.

Data

De 08-10-2022 Para 08-10-2023

Informação geral

Idioma PT
TipoUnidade de formação contínua
Regimeb-learning
TutoriaSim
Duração14 semanas
Horas de estudo162 horas
DestinatáriosEstudantes e profissionais pré-/pós-graduados da área das ciências da vida e da saúde.
CertificadoAvaliação (6 ECTS)
RequisitosNecessita apenas de computador com acesso à Internet e EndNote instalado

Descrição detalhada

Objetivos• Discutir a importância de comunicar ciência na área das ciências da vida e da saúde;
• Definir as várias formas de comunicar ciência na era moderna;
• Ensinar a elaborar um poster;
• Explicar as várias formas de fazer o suporte visual de uma comunicação oral;
• Explorar as componentes da comunicação oral: linguagem verbal, gestual, facial e corporal;
• Discutir dobre a importância das formas atuais de comunicar ciência: fóruns, blogues, notícias jornalísticas, redes sociais;
• Estimular a autorreflexão da pessoa enquanto comunicador;
• Definir artigo científico;
• Elucidar sobre a existência de diferentes tipos de artigos científicos;
• Explicar a estrutura de artigos originais e de revisão;
• Esclarecer sobre o processo de submissão, do processo editorial e da revisão por pares dos artigos;
• Explorar a motivação e as frustrações subjacentes ao processo de publicação de um artigo científico;
• Discutir sobre o impacto da publicação de artigos e sobre o futuro do mesmo.
• Resumindo, o principal objetivo deste curso é a otimização das competências fundamentais à eficiente comunicação de ideias, factos e conclusões científicas através da linguagem falada e da linguagem escrita.
CompetênciasNo final os estudantes devem mostrar conhecimento e competência sobre:

• a importância da comunicação científica;
• a escrita científica versus divulgação científica;
• a importância de uma pesquisa bibliográfica exaustiva como processo fundamental da construção científica;
• as questões éticas e legais da escrita científica, relativas a: distorção de dados, plágio, copyright e autoria;
• as boas práticas de elaboração de um poster;
• a estrutura de uma comunicação oral;
• as técnicas de uma apresentação oral;
• as caraterísticas e particularidades da escrita científica;
• os diferentes tipos de artigos científicos;
• o processo editorial: seleção da revista; a submissão do artigo; a comunicação com os editores e revisores;
• os indicadores alternativos ao fator de impacto, sua importância, utilidade e limitações;
outras formas de comunicar a ciência.

No final os estudantes devem mostrar aptidão para:
• efetuar uma pesquisa bibliográfica;
• elaborar um poster;
• construir o suporte visual de uma comunicação oral;
• comunicar oralmente os resultados científicos;
• escrever um artigo científico de acordo com o modelo IMRaD: Introdução, Materiais e Métodos; Resultados e Discussão;
• escolher adequadamente os elementos do artigo cientifico: título, resumo, resumo ilustrado, palavras-chave, highlights, agradecimentos e material suplementar;
• utilizar o estilo e a gramática da escrita científica: as regras básicas de escrita; estilo, sintaxe e gramática; números a abreviaturas, referências bibliográficas;
• avaliar o fator de impacto e a importância relativa das publicações periódicas dentro de uma mesma área científica.
ProgramaComunicar Ciência I

Introdução
• O contexto histórico e social de comunicar ciência nas áreas das ciências da vida e da saúde
• Definir ciência na esfera pública
• Literacia científica
• O significado e importância de comunicar ciência na atualidade
• Os elementos contemporâneos de comunicar ciência
• Questões éticas e legais
 Distorção de dados
 Plágio
 Copyright
 Autoria

A pesquisa bibliográfica
• Pesquisa simples
• Pesquisa avançada
• Recolha da informação
 Guardar registos
 Enviar registos para o Endnote
• Pesquisa por citação
• Pesquisa por autor e instituição
• Análise de resultados
• Criação de alertas
• Obtenção dos documentos em texto integral
 As publicações assinadas pela U.Porto e pelo consórcio b-on
 As publicações acessíveis em acesso aberto
 Outras formas de obtenção de artigos

Elaboração e apresentação de um poster
• Análise da audiência
• O poster como um “resumo ilustrado”
• Os elementos estruturais de um poster
• Os elementos estéticos de um poster (tipo e o tamanho da letra; cor; organização do espaço; a seleção dos dados; o apresentador; os folhetos)
• As ferramentas disponíveis para elaboração de um poster
• Como apresentar um poster

Elaboração e apresentação de uma comunicação oral
• Análise da audiência
• A estrutura de uma comunicação oral
• Criar uma comunicação oral atrativa e eficaz
• O software disponível para criar o suporte visual de uma comunicação oral
• Técnicas de apresentação oral
• O dia da apresentação

Outras formas de comunicar ciência
• Uma breve viagem pelo mundo virtual

Comunicar Ciência II

Introdução à Escrita Científica
• Definição e características gerais de um artigo científico
• Tipos de artigos científicos
• A importância da publicação de artigos científicos na investigação
• A recompensa de publicar
• Como é que a escrita de um artigo científico pode ajudar no planeamento e execução de um projeto
• Escrita de um artigo: preparado para a viagem?
• O que é um bom artigo?

A escrita científica
• O ABC de bem escrever
• O ABC da escrita científica: Ser preciso
• O ABC da escrita científica: Ter poder de síntese
• O ABC da escrita científica: Ser claro

Estilo e gramática
• Regras básicas de escrita
• Estilo, sintaxe e gramática
• Números e abreviaturas
• Revisão do manuscrito

Escrever um artigo original
• Estrutura de um artigo original
• O título: cartão de visita do artigo
• O resumo: informação essencial
• O resumo ilustrado: 1 imagem vale mais do que 1000 palavras
• Palavras chave: Como podem encontrar o meu artigo
• Highlights: Pare e leia
• A introdução: o background dos objetivos de estudo
• Os métodos: o que fizemos?
• Os resultados: o que encontramos?
• Discussão: o que os nossos resultados significam?
• As conclusões: passado, presente e futuro
• As referências
• Agradecimentos
• Financiamento
• Conflito de interesses

Escrever um artigo de revisão
• Definição de artigo de revisão
• O que é um bom artigo de revisão?
• O outline para um artigo de revisão
• A estrutura de um artigo de revisão

Como publicar um artigo
• Escolher o jornal mais adequado
• A audiência alvo, linguagem e o acesso aberto
• O fator de impacto
• Preparar um artigo para submissão
• A carta de apresentação
• A validação
• Submissão online
• O processo editorial
• O processo de revisão pelos pares
• Os critérios editoriais de decisão
• Responder aos revisores.
• Os aspetos éticos da publicação científica
• Autoria: International Committee of Medical Journal Editors criteria.
AvaliaçãoComunicar Ciência I e II
Realização e apresentação de um projeto que consiste num conjunto de tarefas elaboradas ao longo da unidade curricular – 60%
Avaliação contínua – 40%

Equipa

Paula Cristina Paulo Videira da Silva Paula Cristina Paulo Videira da Silva
 

Inscrições & Candidaturas

Não necessita de inscrição
Faculdades

Arquitetura

Belas Artes

Ciências

Ciências da Nutrição e da Alimentação

Desporto

 

Direito

Economia

Engenharia

Farmácia

Letras

 

Medicina

Medicina Dentária

Psicologia e Ciências da Educação

Ciências Biomédicas

Reitoria

Links úteis

Universidade do Porto

Universidade do Porto Digital

Tecnologias Educativas

Contactos

  +351 22 040 81 91

  apoio.elearning@uporto.pt

Gestão e manutenção do portal AcademiaUP da responsabilidade de Tecnologias Educativas