Estudos internacionais indicam que nos países desenvolvidos os distúrbios do neurodesenvolvimento afetam cerca de 20% das crianças e adolescentes em algum momento da sua vida, sendo que destes, uma percentagem significativa apresenta um carácter crónico,
carecendo de cuidados de índole diversa a longo prazo.
Estão sob o espectro do neurodesenvolvimento, patologias de índole (etiologia, grau de afetação, abordagem e prognóstico) muito diversa, acerca das quais o nível de conhecimento científico, a capacidade
diagnóstica e as metodologias de intervenção têm vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Sendo certo que distúrbios do neurodesenvolvimento podem comprometer séria e irreversivelmente a funcionalidade do indivíduo na sociedade, é também consabido
que mediante uma atuação precoce e eficiente por parte de uma equipa de profissionais de formação diversa, atuando numa perspetiva transdisciplinar, tendo como foco não apenas o indivíduo mas também a sua família e a sua comunidade, o seu impacto pode
ser em alguns casos anulado e noutros significativamente minorado, com correspondentes ganhos pessoal, familiar, social e económico-financeiro.
Neste contexto, as solicitações para intervenção em crianças e adolescentes com patologia neurodesenvolvimental
são crescentes, tanto na área da saúde como da educação. Reconhecendo estas circunstâncias e a correspondente necessidade de formação e atualização cientificamente fundamentadas neste domínio, que se traduziu num enorme sucesso das duas primeiras edições
Curso online em Neurodesenvolvimento, a Unidade de Neurodesenvolvimento do CMIN – CHUPorto organiza agora o 3º Curso online em Neurodesenvolvimento. Desta feita o programa versará a Perturbação do desenvolvimento intelectual, em todas as suas vertentes:
definição, epidemiologia, apresentação clínica, comorbilidades (nomeadamente Perturbação de défice de atenção e hiperactividade (PDAH), Perturbação do espectro do autismo (PEA), Distúrbios do sono, etc.), abordagem clínica, intervenção e seguimento. No
último módulo será abordada a sexualidade, a inclusão e os apoios sociais na Perturbação do desenvolvimento intelectual. Após os módulos formativos, que terão lugar online e on demand, seguir-se-á uma sessão síncrona, online, com apresentação e discussão
de casos clínicos, na qual será efetuada a integração e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Duração | 13 semanas |
Horas de estudo | 20 horas |
Destinatários | Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação, bem como outras pessoas com interesse na área do neurodesenvolvimento e da perturbação do desenvolvimento intelectual. |
Certificado | Certificado de Participação e de Avaliação. |
Requisitos | Necessita apenas de computador com acesso à Internet. |
Objetivos | Compreender a filogénese, ontogénese e a neurobiologia do neurodesenvolvimento humano e os seus factores influenciadores, bem como as diversas teorias que foram sendo equacionadas para o explicar. Conhecer o neurodesenvolvimento normativo e suas características essenciais, para assim poder identificar os seus desvios. Conhecer a legislação vigente no âmbito do neurodesenvolvimento, nomeadamente a que rege a Educação Inclusiva e qual o papel dos diversos intervenientes na sua aplicação. Conhecer as diferentes perturbações do neurodesenvolvimento, no que concerne às suas manifestações, diagnóstico e intervenção. Reconhecer importância do conhecimento do perfil neurodesenvolvimental. Reconhecer a necessidade da correcta e atempada orientação, tanto no âmbito da saúde como da educação. Reconhecer a necessidade da transdisciplinaridade para uma correcta abordagem das patologias neurodesenvolvimentais. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática quotidiana. |
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Competências | Compreender a filogénese, ontogénese e a neurobiologia do neurodesenvolvimento humano e os seus factores influenciadores, bem como as diversas teorias que foram sendo equacionadas para o explicar. Conhecer o neurodesenvolvimento normativo e suas características essenciais, para assim poder identificar os seus desvios. Conhecer a legislação vigente no âmbito do neurodesenvolvimento, nomeadamente a que rege a Educação Inclusiva e qual o papel dos diversos intervenientes na sua aplicação. Conhecer as diferentes perturbações do neurodesenvolvimento, no que concerne às suas manifestações, diagnóstico e intervenção. Reconhecer importância do conhecimento do perfil neurodesenvolvimental. Reconhecer a necessidade da correcta e atempada orientação, tanto no âmbito da saúde como da educação. Reconhecer a necessidade da transdisciplinaridade para uma correcta abordagem das patologias neurodesenvolvimentais. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática quotidiana. |
Programa | Módulo I – O QUÊ? - Compreender o conceito de PDI • PDI ao longo da história • Definição incluindo critérios de diagnóstico (AAIDD | DSM-5 TR | ICD-11) Módulo II – QUANDO? - Quando acontece? - • Epidemiologia • Factores de Risco e Etiologia Módulo III – COMO? - Como se manifesta? • Apresentação clínica • Diagnóstico diferencial • Comorbilidades – PDAH, PEA, Distúrbios do sono... Módulo IV – QUAL? - Qual a abordagem? - • Avaliação clínica • História médica • História psicossocial • Exame físico • Exames aux. diagnóstico - Para o diagnóstico - Instrumentos de avaliação psicométrica - Para o diagnóstico etiológico Módulo V – COMO, QUANDO E QUEM? - A intervenção • Seguimento e Intervenção/Apoios • Plano individual de transição Módulo VI – PARA ONDE? - Trajectórias • Prognóstico Módulo VII – OUTROS QUÊS • Sexualidade • Inclusão • Benefícios sociais CASOS CLÍNICOS – sessão síncrona e interactiva 24.03.2023 AVALIAÇÃO FINAL (opcional) – disponível de 25 a 31.03.2023 |
Avaliação | Existirão duas modalidades de formação: com e sem avaliação. Na modalidade COM AVALIAÇÃO será realizado um teste no final do curso. |
Formulário de inscrição | https://www.ademi.... |
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Valor | 150€ com avaliação 130€ sem avaliação |
Contactos | Para mais informações sobre o curso por favor contacte: Patrícia Costa - secretariado.uif@gmail.com Isabel Barreto - secretariado@ademi.pt |
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