O curso tem documentos sobretudo em Inglês (nível A2 do Cambridge
Institute).
É um curso livre sem prazos ou horários de frequência.
Estima-se uma duração de trabalho individual total de cerca de 60 horas —
se fizer o caso de estudo do módulo 4 o total estimado é de 150 horas. É
composto por 4 módulos independentes com duração idêntica aproximada. O
curso é totalmente online.
As questões podem ser colocadas aos tutores
do curso.
Os recursos a utilizar e as propostas de tarefas estão indicados em cada
módulo.
Não há avaliação da aprendizagem, mas apenas tarefas opcionais destinadas aos participantes que queiram complementar a aprendizagem.
O curso utiliza os recursos
disponibilizados pelo projeto Community Service Engineering financiado
pela Comissão Europeia (www.cse-education.eu) nº 539642-LLP-1-2013-1-BE-ERASMUS-EQR.
Um curso online complementar deste está disponível na plataforma Udemy :
https://www.udemy.com/community_service_engineering/learn/v4/overview.
Senha de acesso: CSE#FEUP20
Idioma | EN |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Não |
Duração | 6 semanas |
Horas de estudo | 60 (150 com o módulo 4) |
Destinatários | Engenheiros com afinidade ou proximidade no domínio social. Alunos com interesse em conhecerem a componente social da Engenharia. Todos os que acham que a tecnologia tem um papel importante para melhorar a qualidade de vida de grupos na sociedade com problemas específicos. Engenheiros ou alunos que queiram cooperar tecnicamente com organizações sociais. |
Certificado | Não |
Requisitos | Conhecimentos de Inglês ao nível A2 (Cambridge Institute). |
Objetivos | • O participante deve ser capaz de formular uma resposta técnica apropriada a uma necessidade real no domínio social; • O participante pode atender à necessidade formulada através do processo de 'User Design Centrado' (UCD) em interação com o utilizador final e / ou outras partes interessadas.; • Ser capaz de recolher conhecimento adicional, se necessário, de forma independente; • Após a conclusão do programa, ser capaz de comunicar o seu conhecimento adquirido e perceções através do processo de UCD e alcançar o resultado de uma forma bem estruturada e clara utilizando tecnologia de informação avançada; • O participante pode categorizar organizações ativas no domínio social de uma maneira exata usando um roteiro social e pode fazer uma comparação entre organizações identificadas em diferentes países; • O participante pode ilustrar e demonstrar o valor social acrescentado destas organizações e explicar o que é a inovação social; • Explicar o que é a tecnologia de apoio, dar exemplos e ilustrar como a tecnologia de apoio pode contribuir para o fortalecimento de grupos vulneráveis da sociedade; • O participante pode explicar o que é acessibilidade e dar exemplos de acessibilidade no sector público e privado das TIC; • O participante pode ilustrar como as tecnologias podem contribuir para otimizar essas organizações da área social. |
---|---|
Competências | Explicar, através de exemplos, qual o apoio em que a tecnologia pode contribuir para o fortalecimento de grupos vulneráveis da sociedade. Ilustrar, com exemplos, difculdades de acessibilidade e de mobilidade que podem ser atenuadas com o recurso à Engenharia a ao uso de tecnologias de informação e de comunicação. Identificar organizações de âmbito social que poderão usar a Engenharia para melhorar a qualidade de vida dos grupos a que se dedicam. Conhecer modos de cooperação local, nacional e internacional entre técnicos e organizações sociais com o intuito de resolver problemas aonde a Engenharia pode ter um papel relevante. |
Programa | O curso aborda as áreas da tecnologia, das organizações sociais e das pessoas com necessidades especiais tendo em consideração que a Engenharia resolve os problemas das pessoas. O curso aborda os assuntos da Engenharia ao serviço da comunidade, das organizações de âmbito social e da aplicação da tecnologia nesta área. Um quarto tema são exemplos e casos de estudo nesta área. Módulo 1: Grupos Vulneráveis na Sociedade Módulo 2: Organizações Sociais na Comunidade Módulo 3: Tecnologia e a Engenharia ao Serviço da Comunidade Módulo 4: Casos de Estudo e Trabalho Final |
Avaliação | Não há avaliação da aprendizagem pelos tutores. Há tarefas opcionais destinadas aos participantes que permitem complementar a aprendizagem. |
Contactos | Gabinete de Educação Contínua da FEUP |
---|---|
A submissão destes dados destina-se apenas a pedido de informação. Após submissão, será brevemente contactado. |