Esta formação, em particular, visa promover competências transversais na área de ‘empreendedorismo’, identificadas na matriz de competências EntreComp
(Bacigalupo M, Kampylis P, Punie Y and Van Den Brande L. EntreComp: The Entrepreneurship Competence Framework. EUR 27939 EN. Luxembourg (Luxembourg): Publications Office of the European Union; 2016. JRC101581) 
https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101581; DOI: 10.2791/593884

O desenvolvimento de competências de empreendedorismo deve ser uma componente fundamental na formação dos engenheiros, de modo a promover um perfil profissional mais completo, na medida em que ampliam as competências técnicas com uma visão estratégica e inovadora.
Um engenheiro com espírito empreendedor é capaz de identificar oportunidades de mercado, desenvolver soluções criativas e transformar ideias em negócios viáveis. Essas competências fomentam a capacidade de liderança, a gestão de projetos e a tomada de decisões informadas, que são essenciais para enfrentar os desafios do mercado atual.
O empreendedorismo incentiva ainda a adaptação e a resiliência, preparando os engenheiros para ambientes de trabalho dinâmicos e em constante evolução. Ao desenvolver este tipo de competências, os engenheiros não apenas contribuem para o avanço tecnológico, mas também para o desenvolvimento económico e social. As empresas/indústria têm expectativas que os graduados transfiram este tipo de competências transversais para o local de trabalho e referem, em inquéritos de empregabilidade, algumas das lacunas ainda existentes a este nível.

Esta formação contribui assim para os objetivos e metas da U.Porto consagrados no Plano Estratégico UPorto 2030, particularmente nos seguintes aspetos:  promover o desenvolvimento integral dos estudantes (pag 36, pontos ii e iii) e nas metas 3 - ‘’Número de estudantes inscritos em ações de formação e cursos não conferentes de Grau’’ ; 6 –‘’% de ciclos de estudos com Opção U.Porto e/ou Opção Faculdade e/ou Competências Transversais/Transferíveis e Desenvolvimento Pessoal e/ou Opção EUGLOH’’.

This course was specially designed for PhD students and researchers and aims at promoting the development of transversal skills, particularly those concerned with the publishing and scientific writing processes.

The main goals are:

  • to enable participants to publish articles in a more successful way by developing a more systematic process of writing and by doing the most appropriate choice of the journal to publish in, taking into account its content and impact among the scientific community;
  • to train participants in the peer-review process, especially in the review and correction of articles. The course is structured in six sequential modules that replicate the writing process of a scientific article, starting with its context and going through the whole process until the final stage of dissemination.
It may be integrated into study plans of programmes (thus replacing optional training units) or attended as a continuing education unit and will be offered twice per academic year (each semester).

O curso tem documentos sobretudo em Inglês (nível A2 do Cambridge Institute).
É um curso livre sem prazos ou horários de frequência.
Estima-se uma duração de trabalho individual total de cerca de 60 horas — se fizer o caso de estudo do módulo 4 o total estimado é de 150 horas. É composto por 4 módulos independentes com duração idêntica aproximada. O curso é totalmente online.
As questões podem ser colocadas aos tutores do curso.
Os recursos a utilizar e as propostas de tarefas estão indicados em cada módulo.
Não há avaliação da aprendizagem, mas apenas tarefas opcionais destinadas aos participantes que queiram  complementar a aprendizagem.
O curso utiliza os recursos disponibilizados pelo projeto Community Service Engineering financiado pela Comissão Europeia (www.cse-education.eu) nº 539642-LLP-1-2013-1-BE-ERASMUS-EQR.
Um curso online complementar deste está disponível na plataforma Udemy :
 https://www.udemy.com/community_service_engineering/learn/v4/overview.


Senha de acesso: CSE#FEUP20