Este curso livre decorrerá no âmbito do Projeto Internacional TecBioFood, integrado no Programa ERASMUS+ Capacity Building in Higher Education (CBHE) e coordenado pela U.Porto.
Este Projeto tem como principal objetivo a melhoria das competências no ensino superior e técnico relacionadas com Ciência e Tecnologia Alimentar e Gestão em São Tomé e Príncipe (STP), promovendo assim o desenvolvimento sustentável do país e reforçando as suas ligações com a União Europeia. Desta forma, a criação da Academia TecBioFood insere-se no Work Package 2: Knowledge transfer in Food Science and Management.
A necessidade global de sistemas de produção de alimentos mais sustentáveis e saudáveis, tal como proposto na estratégia do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal strategy), terá impacto nos países africanos, incluindo São Tomé e Príncipe. Entre as implicações multifacetadas que São Tomé e Príncipe enfrenta, encontra-se o sector agroalimentar. As Instituições de Ensino Superior são parceiras valiosas para este sector, quando se trata de questões relacionadas com a segurança dos alimentos e da água, bem como com a biodiversidade e sustentabilidade alimentar.
Assim, para ser possível dar resposta aos objetivos propostos, contribuindo para a atualização de conhecimentos de Estudantes, Docentes e Investigadores envolvidos na utilização de bio recursos alimentares em São Tomé e Príncipe, é essencial a lecionação deste curso como ponto inicial para a formação em Ciências da Alimentação, que impulsionará o melhor aproveitamento dos alimentos nativos presentes no país, nomeadamente do ponto de vista organolético, nutricional e de segurança.
Idioma | PT |
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Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Não |
Duração | 4 |
Horas de estudo | 55 |
Destinatários | Discentes e Docentes Universitários da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática (IUCAI) de São Tomé e Príncipe (STP); Técnicos consultores da área alimentar de STP; Responsáveis da qualidade de STP; Gestores de operações de alimentação de STP; Técnicos de alimentação e nutrição, saúde humana e saúde animal de STP. |
Certificado | Certificado de frequência de curso livre |
Requisitos | De acordo com o previsto no Projeto “Expertise and Technology for São Tomé and Príncipe: Bioresources for Food” (TecBioFood), os destinatários serão residentes no território de STP, aquando das ações de que forem beneficiários e será dada a prioridade ao corpo docente e discente da USTP e da IUCAI. |
Objetivos | 1. Proporcionar uma atualização abrangente de conhecimentos, através de uma formação inicial direcionada na área das Ciências da Alimentação, com foco no contexto de São Tomé e Príncipe; 2. Promover a utilização dos alimentos nativos do país, valorizando suas características organoléticas e nutricionais, incentivando uma alimentação saudável, sustentável e segura; 3. Capacitar os participantes com conhecimentos essenciais para a melhoria da qualidade e segurança dos alimentos em São Tomé e Príncipe, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor alimentar no país. |
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Competências | Pretende-se que os formandos atualizem os seus conhecimentos e desenvolvam aptidões e competências em microbiologia alimentar, segurança e qualidade alimentar, ciências gastronómicas e composição nutricional dos alimentos. Mais especificamente, que os formandos sejam capazes de: Contribuir para a prevenção das doenças de origem alimentar em ambientes de preparação e distribuição alimentar. Atualizar os conhecimentos sobre os perigos microbiológicos existentes na cadeia alimentar, bem como sobre o controlo dos fatores que condicionam a contaminação e proliferação de microrganismos nos alimentos/água. Compreender a linguagem própria da área laboratorial, e do interesse dos ensaios microbiológicos utilizando diferentes métodos de quantificação, deteção e tipagem; Adotar atitudes e estratégias de proteção e promoção da saúde humana e da qualidade do ambiente; Adquirir e desenvolver uma visão de globalidade na avaliação dos problemas de saúde e bem-estar, de falhas na cadeia alimentar e de agressão ambiental, que lhes forneça mais-valias na sua abordagem e resolução; Colaborar no planeamento e elaboração de sistemas pró-ativos de Segurança Alimentar, numa perspetiva de integração, desde a produção até ao consumidor final, por forma a garantir a saúde pública; Saber interpretar e aplicar os pré-requisitos do Sistema HACCP e a sua metodologia de implementação. Aprofundar as capacidades de observação e análise crítica, bem como de comunicação; Valorizar o carácter multidisciplinar e multiprofissional da Segurança e Qualidade Alimentar. Compreender as principais recomendações para uma alimentação saudável e sustentável; Usar técnicas de culinária saudável, aplicadas a diferentes métodos culinários, tendo em consideração a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis; Compreender as receitas habituais para corrigir alguns pontos menos saudáveis. Identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais, e perceber o seu impacto na saúde humana; Saber as recomendações alimentares e principais guias alimentares, e a sua adequação na cozinha e meio cultural. Reconhecer a importância e utilidade de tabelas de composição de alimentos e outras bases de dados que descrevem a composição nutricional de alimentos; Reconhecer as principais fontes alimentares dos diferentes nutrientes, e saber agrupá-los e categorizá-los conforme as características nutricionais e construir subgrupos. Reconhecer o impacto do processamento tecnológico, da distribuição e armazenamento no valor nutricional dos alimentos. |
Programa | Unidade Curricular 1 - Microbiologia Alimentar (Docente Responsável: Patrícia Antunes) Unidade Curricular 2 - Ciências Gastronómicas (Docente Responsável: Olívia Pinho) Unidade Curricular 3 - Segurança e Qualidade Alimentar (Docente Responsável: Maria Cristina Teixeira Santos) Unidade Curricular 4 - Composição Nutricional dos Alimentos (Docente Responsável: Olga Viegas) |
Avaliação | Será utilizada o método expositivo e ativo, complementados com a análise e discussão de casos práticos como metodologia de ensino-aprendizagem. Serão realizadas sessões teórico-práticas sobre os diferentes temas, com frequentes momentos interativos, em que os participantes serão convidados a realizar curtas tarefas que simulam situações reais. As metodologias de ensino e aprendizagem serão centradas na participação dos estudantes e em desafios a serem trabalhados por estes durante as aulas. A avaliação será realizada através de um teste de avaliação de conhecimentos em formato online, no último dia do curso. |