Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Leticia Gabrielly Fernandes -
Número de respostas: 6

Durante os 3 vídeos disponibilizados, fiquei me questionando os momentos em que meus professores e instituições de ensino utilizaram a abordagem centrada no aluno. 

Por sorte (e privilégios), eu como aluna já vivi e presenciei a utilização desta abordagem e a sensação é de que é mais humanizada a relação aluno-professor, bem como torna-se mais compreensível tanto o conteúdo quanto as avaliações.

Porém, é válido ressaltar que o Brasil (assim como diversos países latino-americanos) é um país ainda em desenvolvimento e que enfrenta diversas turbulências, principalmente considerando suas questões econômicas e sociais. Assim, nem sempre será possível, infelizmente, que um aluno receba essa "atenção" e oportunidade de aprender e evoluir através da educação, uma vez que a desigualdade social ainda é um fator muito presente em território brasileiro e atualmente está ainda mais exposta devido à pandemia.


Em resposta a 'Leticia Gabrielly Fernandes'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Rafael Ribeiro Alves de Souza -

Com certeza, esse inclusive é o núcleo do pensamento que me recorreu durante os vídeos.

A educação centrada no aluno, que  valoriza suas experiências e vivencias, que reconhece o contexto social do aluno, suas dificuldades e dotações, é de alto valor com toda a certeza.

Uma educação menos sistêmica e não individual, focada não apenas na formação de um profissional, mas na formação de um ser humano com pensamentos críticos e aptidões variadas é o que devemos buscar.

Mas vejo na educação brasileira um problema gigantesco de logística e falta de liberdade. Um atendimento ao aluno, uma monitoria ou acompanhamento de melhor qualidade exige maior esforço das escolas, que atentaram-se no objetivo primário de alfabetizar os alunos. Obviamente, desde a unificação do sistema de ensino público, a extensão do ensino aumentou drasticamente no Brasil, e isso gerou resultados fantásticos. Eu mesmo dependi a vida inteira de colégios públicos, minha formação se dá graças a isso. Mas é necessário buscar sempre melhorar, dar um passo a frente na estruturação da educação brasileira. Penso que já demos o primeiro passo, garantir o ensino básico, então devemos agora, lutar por uma infraestrutura capaz de atender com dignidade os estudantes.

É DIFÍCIL, PORÉM NÃO IMPOSSÍVEL!


Em resposta a 'Rafael Ribeiro Alves de Souza'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Roseane de Souza Aquino -

Essa questão de logística na educação brasileira é bem problemática. Abrem se novas ferramentas digitais para lidar com os processos relativos aos alunos, entretanto há a ausência de uma qualificação necessária para lidar com isso. Antes da pandemia, os professores tiveram a disposição ferramentas de ensino ead, mas nunca utilizaram com frequencia os recursos. Quando começou a pandemia, eles se sentiram pressionados a usar os recursos mas não tinha qualificação apropriada para isso, as instituições também não tinham uma infraestrutura gigante para suportar tantos acessos tecnológicos como agora.. e ao aluno, o ensino ficou relegado nesse meio -precário, com ainda muitos professores detentores do conhecimentos em detrimento de sua autonomia na aprendizagem

Em resposta a 'Leticia Gabrielly Fernandes'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira -

Quando li isso, na hora lembrei das minhas experiências enquanto aluna. Em muitos momentos, e graças a professores com muita visão e sensibilidade, também consegui vivenciar a utilização dessa abordagem centrada no aluno. Infelizmente, é uma pena isso ainda ser exceção, pois a gente percebe o quanto uma abordagem centrada no aluno estimula mais a mente, envolve os alunos com os conteúdos e torna o processo muito mais fluido.

Vejo como um dos obstáculos para a utilização de abordagens centradas no aluno o comportamento/a mentalidade de professores, que não aceitam esse tipo de mudança, que se veem como os únicos detentores de conhecimento. Por exemplo, hoje, quase 10 anos depois de formada, atuo dentro da instituição na qual me graduei, e percebo que ainda estão lá dentro professores com os mesmos pensamentos, sejam os professores antigos sejam professores novos (que entraram a pouco tempo). E são esses professores que estão formando profissionais que, infelizmente, vão atuar muitas vezes da mesma forma.

É claro, que houve, e há, um esforço permanente da Universidade em fazer diferente, em cobrar mudanças curriculares dos cursos de graduação (currículos mais flexíveis que permitam/forcem a apropriação destes pelos alunos, tornando-os gestores de seus percursos acadêmicos), mudanças na relação professor-aluno, criar e incentivar a criação de políticas que permitam a permanência do aluno na Universidade, enfim, iniciativas que buscam o fortalecimento da 'figura' do estudante, mostrando tanto para este quanto para a sociedade que o centro é o estudante. Mas, ainda vemos resistência por parte de professores ou outros servidores da Universidade. E as vezes, esbarramos na legislação nacional, um dos outros obstáculos.

E nessa questão, temos um longo caminho para trilhar, pois como uma colega falou aqui no fórum, o Brasil por muito tempo se preocupou em alfabetizar sua população, depois era preciso formar mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho... E nessa caminhada, o "processo de transformação pessoal e cultural para harmonizar mente, coração, individualidade e identidade", para usar as palavras da professora, foi deixado a margem.

Em resposta a 'Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Roseane de Souza Aquino -

concordo com você.. há um grande caminho a se percorrer principalmente na questão de uma abordagem centrada no aluno, visto que ainda temos muitos professores experientes digamos com a mentalidade de ensino "antiquada" e outros que se adaptaram as novas tecnologias e novas abordagens e esses últimos, o percentual é muito baixo. Ora em todo campo profissional há profissionais que se adequam aos novos modelos e outros não, pode ocorrer até de professores mais novos não serem tão inovadores no ensino.

Há de consideram também que as universidades tem aderido a uma diversidade de programas e tem mantido esforços para divulgar aos alunos suas iniciativas, cabe também ao aluno ser responsável para conquistar essas oportunidades.





Em resposta a 'Roseane de Souza Aquino'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira -

Concordo também com você sobre o aluno ser proativo e responsável para aproveitar as oportunidades ofertadas. Acaba sendo um próprio aprendizado para o aluno, porque ele precisa ser ensinado a ter essa responsabilidade, a gerir a vida acadêmica dele.

Em resposta a 'Leticia Gabrielly Fernandes'

Re: Abordagem centrada no aluno - A visão de uma estudante

por UNAE ANTUNES TUPINAMBAS -

Concordo plenamente, eu como estudante fiquei refletindo e reconhecendo sobre quando eu presenciei a educação centrada no aluno e me vi privilegiado por ter experimentado algumas vezes. E literalmente são momentos prazerosos e de grande aprendizados.

E as questões socioeconomicas brasileiras foi um ótimo ponto tocado por você e precisamos MESMO dialogar e refletir sobre.