Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de poder realizar reflexões sobre este tema. A questão do ensino nas universidades devem estar em contínua reformulação, visto que os tempos e os atores vão mudando e já não cabem em sistemas antigos, porém, ainda é uma realidade.
A introdução sobre a educação centrada no alunos me permitiu refletir a importância de se ter uma educação que transforme o aluno e que seja emancipadora ao mesmo tempo, pois é bem real que cada aluno tem uma necessidade diversa, além disso tem um ritmo de aprendizado diferente.
Ensinar e possibilitar a construção do conhecimento, partilhando espaço de fala e análise com os alunos é um processo enriquecedor para ambos, pois permite o estudante a refletir e não apenas a repetir o que está escrito.
Por fim, o processo educativo pode ser uma ação de solidariedade e colaboração, compartilhar saberes, integrar, incentivar e motivar. As avaliações não necessitam ser uma forma de inibir ou amedrontar o aluno, mas que seja uma conclusão de todo este processo construído de aprendizagem, onde aluno e professor tem suas responsabilidades compartilhadas.