Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

Abordagem Centrada no Aluno

Abordagem Centrada no Aluno

por Valéria Barbosa de Andrade -
Número de respostas: 2

Na Instituição onde trabalho esse processo Abordagem Centrada no Aluno já vem sendo utilizado há muito tempo. Os professores passam a ser facilitadores da aprendizagem.  Os alunos, tem representatividade nos conselhos acadêmicos, participam ativamente da semana de extensão, estágios, monitória, intercâmbio estudantil e Diretório Central dos Estudantes. Eles são os protagonistas de sua história.

Em resposta a 'Valéria Barbosa de Andrade'

Re: Abordagem Centrada no Aluno

por Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira -

Essa tem sido a política implantada na instituição em que atuo também. Apesar de haver alguma resistência por parte de alguns professores e outros servidores, muitos currículos de graduação estão em processo de mudança exatamente com o intuito de colocar em prática uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno. Sem contar também as outras políticas como monitorias, propostas em iniciação científica, intercâmbio, enfim, várias iniciativas que permitam os alunos se apropriarem e gerirem suas vidas acadêmicas, enriquecendo sua formação individual e profissional.

Em resposta a 'Natássia de Fatima dos Anjos Ferreira'

Re: Abordagem Centrada no Aluno

por Roseane de Souza Aquino -
Sobre essa questão, na universidade onde atuo, está bem fortificada essa aprendizagem baseada no aluno.  O fato de o Ministério da Educação ter instituído o Núcleo Docente Estruturante no âmbito das universidade, propiciou que o currículo de muitos cursos possam ser revistos e atualizados, e essa discussão sobre a proposta de novas metodologias de ensino tem contado com o engajamento de professores quanto dos alunos, tornando o processo mais democrático. 

Além disso, as propostas de iniciação cientificas e intercâmbios tem aumentado consideravelmente, muitos alunos já são considerados líderes em determinadas áreas de pesquisa.

Por ser uma experiência de aprendizagem da profissão, muitos cursos tem dentro dos seus centros acadêmicos a criação de empresas juniores, as quais fazem do aluno um protagonista na relação aprendizagem-aluno.