Na Instituição onde trabalho esse processo Abordagem Centrada no Aluno já vem sendo utilizado há muito tempo. Os professores passam a ser facilitadores da aprendizagem. Os alunos, tem representatividade nos conselhos acadêmicos, participam ativamente da semana de extensão, estágios, monitória, intercâmbio estudantil e Diretório Central dos Estudantes. Eles são os protagonistas de sua história.
Re: Abordagem Centrada no Aluno
Essa tem sido a política implantada na instituição em que atuo também. Apesar de haver alguma resistência por parte de alguns professores e outros servidores, muitos currículos de graduação estão em processo de mudança exatamente com o intuito de colocar em prática uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno. Sem contar também as outras políticas como monitorias, propostas em iniciação científica, intercâmbio, enfim, várias iniciativas que permitam os alunos se apropriarem e gerirem suas vidas acadêmicas, enriquecendo sua formação individual e profissional.
Re: Abordagem Centrada no Aluno
Além disso, as propostas de iniciação cientificas e intercâmbios tem aumentado consideravelmente, muitos alunos já são considerados líderes em determinadas áreas de pesquisa.
Por ser uma experiência de aprendizagem da profissão, muitos cursos tem dentro dos seus centros acadêmicos a criação de empresas juniores, as quais fazem do aluno um protagonista na relação aprendizagem-aluno.