Considerando que sou discente e visando também meu hipótetico interesse pela profissionalização na área acadêmica percebo a importânica da inserção da abordagem de aprendizagem centrada no aluno nos mais comuns, aos mais centralizados diálogos dentro e fora do ambiente acadêmico.
Percebo além disso a importância do conceitos aplicados pela abordagem que:
- visa o autoaprendizado (considerando obviamente o corpo docente junto ao aprendizado);
- visa também o incentivo à troca de conhecimento entre todos os níveis no ambiente acadêmico.
- implica a relevância que a abordagem dá à sensibilidade artística, política, emocional;
- considera a relevância na formação do individuo numa sociedade democrática;
- reflete sobre a reformulação da valiação. Gerando a apreciação pela a avaliação e a percepção da avaliação, trazendo a avaliação como um método de aprendizagem e reflexão. (muito curioso a explicação do signifcado da palavra 'avaliação': sentar ao lado. Ou seja, no meu ponto de vista, me fez refletir sobre uma maneira de tornar a avaliação um aprendizado e não um momento de tensão onde o aprendizado pode tornar-se duvidoso)
Imagino que os principais desafios na aplicação (posso até considerar os cursos do meu campus Ciências Exatas e Aplicadas como pedido, mas também considerando um cenário geral), estão na propagação e na absorção em massa do intuito da abordagem de aprendizagem centrada no aluno.
Estou aberto a diálogos para aprender e repensar sobre meus aprendizados neste primeiro módulo.
Obrigado.