Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.

Abordagem Centrada no aluno

Abordagem Centrada no aluno

por Fábio Francisco de Araujo -
Número de respostas: 0

Em minha instituição percebo que é possível que alguns cursos apliquem a abordagem centrada no aluno e outro não, principalmente os que têm uma grade e processos de ensino mais engessados. 

Eu, particularmente, aplico a abordagem centrada no aluno na disciplina de Estudos de Caso em Empreendimentos, que é uma disciplina não obrigatória, na qual eu aplico o método do caso para apresentar situações reais e deixar com que os alunos tragam sua experiências, bem como trocarem entre si, para apresentar soluções à luz das suas próprias realidades. 

Outro movimento nesse sentido em que aplico isso é nas orientações do grupo de pesquisa, quando então, além de ensinar método, como ir à campo e tratar dados, abro espaço para partilhar de experiência e trocamos Informações para aprofundar o aprendizado. É possível ainda aplicar alguma forma de mentoria a partir do diálogo de direcionamento, articulado também com os resultados esperados para o grupo de pesquisa, para ajudar os alunos a avançar no seu desenvolvimento. Tem sido possível obter bons resultados.