Help your European partners (for LA participants) / Ajude os seus parceiros europeus (participantes LA) / Ayude a sus socios europeos (LA participantes)

Carga horária de trabalho no ICT UFRGS

Carga horária de trabalho no ICT UFRGS

por VERONICA DE LIMA MITTMANN -
Número de respostas: 3

No ICT UFRGS, curso interdisciplinar, os créditos obrigatórios são 24, cada crédito corresponde a 15h/a, totalizando 360h e correspondem as disciplinas do 1º semestre. Os créditos eletivos são 120 ou 1.800h/a. Os créditos de atividades complementares são 16 ou 240h. Para se formar, o aluno precisa completar 2.400h/a. No entanto, é o aluno que organiza quantos créditos ou horas de aula fará por semestre. A carga horária a que me referi, é a carga horária de contato, isto é, não são contabilizadas, nesse curso, as horas de trabalho preparatório para a aula, os estudos autônomos e as tarefas e a preparação para as avaliações.

Em resposta a 'VERONICA DE LIMA MITTMANN'

Re: Carga horária de trabalho no ICT UFRGS

por Lia de Mendonça Porto -

Boa noite Verônica,

Aqui na UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, também contabilizamos na grade curricular somente a carga horária dos encontros presenciais, não sendo o sistema de conversão tão obvio quanto um cálculo matemático... tem mais questões a serem raciocinadas. Entendo que temos um sistema de ensino com maior dependência dos alunos a estes momentos presenciais, menos protagonismo estudantil, penso que este sistema de conversão acaba ficando falho, não sei...

Abraços 

Em resposta a 'Lia de Mendonça Porto'

Re: Carga horária de trabalho no ICT UFRGS

por Juliana Benace Fernandes -

Siim! Fiquei pensando exatamente a mesma coisa quando estava tentando converter.

Em resposta a 'Juliana Benace Fernandes'

Re: Carga horária de trabalho no ICT UFRGS

por FERNANDA ZIANI MENDES -

Colegas, concordo com vocês. Fica difícil encontrar uma equivalência exata já que, comumente, a  carga horária é contada a partir do número de aulas presenciais.

 Talvez o caminho seja uma normativa que determine que cada componente curricular deve definir, no PPC, o número equivalente a ECTS para os casos de mobilidade.


Não sei exatamente qual seria o melhor caminho, mas penso que não podemos generalizar o cálculo.