Olá Pessoal!
Como comentado por outra colega, a UnB emprega o sistema de créditos parecido com a exposição deste curso na UFRGS pelas videoaulas, mas com as particularidades de cada disciplina ainda possuir créditos teóricos, créditos práticos ou teóricos e práticos juntos em uma mesma disciplina.
Essa diferenciação envolve os objetivos de cada disciplina em relação ao curso que o estudante está buscando formação e o ambiente (espaço físico) em que a disciplina seria lecionada, por exemplo em laboratório, atividades em ambiente de campo (produção), etc. ou seria em uma sala aula convencional.
Cada curso possui uma quantidade de créditos a serem cumpridos com sucesso nas disciplinas que possuem créditos obrigatórios e opcionais.
=> 1 crédito corresponde a 15 horas/aulas.
A formação é obtida quando o estudante consegue cumprir os créditos exigidos com êxito. Algumas dificuldades são observadas quando um estudante consegue aproveitar créditos, em que houve na instituição em que ele estudou anteriormente o mesmo conteúdo (equivalência), mas não houve a experiência prática ou, por exemplo, o uso de laboratório. Embora tenha conseguido o reconhecimento de crédito em conteúdo anterior, quando este precisar realizar uma disciplina mais a frente que demanda da prática abordada em conteúdo anterior e, no meu exemplo, esse estudante não teve a parte prática, o engajamento dele terá que ser muito superior aos dos estudantes regulares, ou resultará no insucesso na disciplina e mesmo a desmotivação que poderá gerar o abandono (evasão).